Após a vitória por 4 a 1 contra a Coreia do Sul, pelas quartas de final, o Brasil havia solidifcado sua reputação como um dos favoritos na Copa do Mundo de 2022. No entanto, na última sexta-feira (9), a Seleção enfrentou a Croácia, por uma vaga na semifinal, e acabou eliminada. Agora, a provável campeã nas avaliações gerais passou a ser a França. E, para quem gosta de apostar, o icasasdeapostas.com combina as melhores ofertas com bônus e análises em um só lugar.
Dito isso, vamos relembrar como foi a trajetória brasileira até aqui.
Brasil 2 x 0 Sérvia: Richarlison foi o herói da partida
Favorito, o Brasil iniciou a fase de grupos contra a Sérvia. Apesar de ter começado a partida com dificuldades para atacar no primeiro tempo, o time brasileiro atingiu a harmonia em campo no 2º tempo. Com um resultado incrível de 2 a 0, ele se tornou o líder do Grupo G e se manteve no topo até o final da fase.
O atacante do Tottenham, Richarlison, foi o herói da partida ao marcar dois gols maravilhosos no segundo tempo. O segundo gol de Richarlison foi um candidato claro ao Gol da Copa. O atacante controlou o cruzamento rasteiro de Vinicius Jr., girou e, no meio do lance, lançou um voleio que encontrou o canto inferior do gol defendido por Milinkovic-Savic.
No entanto, o confronto terminou em desgosto para os torcedores brasileiros, já que Neymar foi forçado a deixar o campo com um tornozelo inchado. O atacante do PSG se recuperou rapidamente da lesão, a tempo de jogar na fase de grupos. O lateral Danilo também se machucou durante a partida, tendo que se afastar dos gramados para fisioterapia. A falta desses jogadores foi sentida no resto da fase de grupos da Copa do Mundo.
Brasil 1 x 0 Suíça: Casemiro marcou o gol da vitória
Sem Neymar, a equipe brasileira foi forçada a repensar o seu ataque. E, com as entradas fortes dos suíços, o Brasil acabou perdendo mais alguns jogadores devido à lesão. Mesmo assim, a Seleção conseguiu sair com a vitória na partida.
Aos 21 minutos do segundo tempo, Richarlison recebeu a bola e fez um passe para Vinicius Jr., que mandou a bola para dentro do gol. Entretanto, o VAR anulou o tento devido à posição de impedimento de Richarlison na hora do passe.
O gol de Casemiro, que veio somente aos 38 minutos do tempo complementar, permitiu que a equipe assegurasse sua classificação rumo ao mata-mata. Ele recebeu um passe de Rodrygo e colocou a bola nas redes com um lindo chute.
Brasil 0 x 1 Camarões: Uma derrota inesperada
A partida contra Camarões foi a chance da equipe de Tite de respirar. Com a classificação garantida, o treinador permitiu que os reservas começassem jogando. Sem Danilo, Neymar e Alex Sandro, que se machucou na partida anterior, o time não conseguiu se encontrar em campo.
Com um total de seis cartões amarelos e um vermelho, essa foi uma partida extremamente violenta para ambos os lados. Isso levou às lesões de Alex Telles, aos 11 minutos do segundo tempo, e de Gabriel Jesus, apenas 10 minutos depois. Ambos os jogadores tiveram que ser tirados de campo e, infelizmente, ficariam de fora do Mundial mesmo que o Brasil chegasse final.
A seleção de Camarões fez uma boa partida, embora cheia de faltas em cima equipe brasileira. E, durante a prorrogação, aos 92 minutos, conseguiu marcar o gol e levar a vitória. Com a assistência de Jerome Mbekeli, com um cruzamento, Vincent Aboubakar acertou a bola em cheio de cabeça, no meio da área, e mandou no canto inferior direito de Alisson.
Brasil 4 x 1 Coreia do Sul: Uma goleada incontestável
Na fase de mata-mata, a goleada do Brasil em cima da Coreia do Sul representou um verdadeiro choque. Antes da partida começar, as expectativas eram de que este seria um jogo difícil. Entretanto, o que foi visto foi completamente diferente. Logo no primeiro tempo, a seleção brasileira abriu um placar de 4 a 0.
Esta também foi a primeira partida em que o goleiro Alisson teve uma presença de destaque na Copa do Mundo 2022. Ele fez três excelentes defesas durante a partida e, aos 38 minutos da segunda etapa, foi substituído por Weverton, que fez a sua primeira aparição na copa.
Brasil 1 x 1 Croácia: Uma eliminação deprimente
Na última sexta-feira (9), a Seleção Brasileira enfrentou a Croácia, na fase de quartas-de-final. A seleção europeia, que foi a vice-campeã da Copa do Mundo de 2018 e eliminou o Japão nas oitavas-de-final dessa edição, nos pênaltis, se mostrou um oponente eficaz.
Já a vitória brasileira em cima da Coreia do Sul deixou a equipe confiante. O time de Tite teve uma estratégia agressiva, mas que pouco rendeu. As chances de ataque foram poucas e somente uma delas rendeu gol, já na prorrogação. Neymar limpou o campo de ataque, após bonita trama que envolveu Rodrygo e Lucas Paquetá, para mandar dentro do gol após tirar o arqueiro Livakovic.
No entanto, poucos minutos depois houve o gol de empate da seleção europeia. Com a partida nos pênaltis, o Brasil foi eliminado por 4 a 3. O encontro marcou a quinta vez que Croácia e Brasil se enfrentam e a terceira na história da Copa do Mundo.