Na Bolívia, o campeonato nacional da elite continuará sendo disputado em meio aos confrontos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Algo que, em todo o mundo, tem como costume a pausa dos torneios locais também por conta dos desfalques causados pelas convocações de diferentes seleções.
Leia mais: Botafogo toma decisão sobre substituir Lucio Flavio de imediato
Lionel Messi e Zinedine Zidane exaltam seus ídolos em bate-papo
Todavia, a situação do calendário no país vive um cenário bastante atípico. Isso porque o futebol profissional no país foi paralisado entre o início de setembro e o fim do mês de outubro depois de Fernando Costa, presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), fazer uma grave denúncia.
Em síntese, o mandatário da FBF apontou a existência de um esquema de manipulação de resultados que envolveria diferentes agentes do espetáculo. A abrangência seria de atletas, técnicos, dirigentes e até mesmo árbitros. Porém, as autoridades não apontaram nenhum responsável, em nenhuma esfera judicial, até o presente momento.
Contudo, equipes que possuem contribuição relevante para La Verde não serão afetadas. Nesse sentido, enquanto Always Ready e The Strongest (três jogadores cada) só jogarão depois do dia 22 de novembro (segundo dia na Data Fifa do mês), o Bolívar, com oito representantes na seleção da Bolívia, será a equipe que folgará na rodada em questão.
Os jogos do Campeonato Boliviano em meio as Eliminatórias
18/11
Universitario x Real Tomayapo – 16h
Nacional Potosí x Real Santa Cruz – 18h30
19/11
Libertad Gran Mamoré x Oriente Petrolero – 16h
Jorge Wilstermann x Guabirá – 18h30
Independiente Petrolero x Palmaflor – 20h30