Em duelo válido pelo encontro de ida pela segunda fase da Copa Sul-Americana que reuniu os líderes dos campeonatos nacionais de Chile e Colômbia, Unión La Calera e Tolima não balançaram as redes do Municipal Nicolás Cháhuan em La Calera, no Chile. O marcador deixa, para o embate decisivo em Ibagué, o confronto indo para as penalidades em caso de novo 0 a 0, a igualdade com gols sendo suficiente ao time chileno enquanto somente a vitória vale para a vaga dos colombianos.
Leia mais: Sul-Americana: Audax Italiano abre vantagem contra o Bolívar
Liverpool sai na frente, mas Huancayo busca a igualdade em Lima
Primeiro tempo
Em partida marcada pela intensidade na hora de se aplicarem na marcação, quem foi mais eficiente em boa parte da etapa inicial em retomar a posse e sair com velocidade para o ataque foram os colombianos.
Foi dessa forma, aliás, que o time dirigido por Hernán Torres foi o primeiro a levar perigo considerável de gol quando o meia Omar Albornoz ultrapassou a marcação pelo lado esquerdo do ataque após ótimo passe do lateral Danovis Banguero e bateu de canhota para o desvio providencial do arqueiro Alexis Arias.
Apesar da intensidade ser promissora no sentido de uma partida mais ativa, essa característica acabou tornando o embate, por vezes, mais travado pelas divididas fortes entre as duas intermediárias. Algo que, automaticamente, acabou minguando as oportunidades de perigo real de gol.
Segundo tempo
Se nos primeiros 45 minutos a marca notada foi de um jogo com mais disputas do que chances de gol, antes mesmo da metade do tempo complementar o confronto já parecia estar mais equilibrado no aspecto físico da questão técnica.
Tanto é que, além da tentativa por pouco frustrada de Albornoz no corte providencial da zaga chilena, Gonzalo Castellani foi ativo no plano ofensivo do La Calera com uma finalização venenosa e uma passe importante para as oportunidades que se colocavam como as mais perigosas de todo o jogo.
No primeiro lance, ele soltou a bomba de fora da área para defesa importante de Álvaro Montero no canto direito alto e, no segundo, o meia aproveitou o erro no corte da zaga colombiana e tocou para Andrés Vilches tentar um lindo gol de letra cortado quase em cima da linha pela zaga do Tolima.
Apesar da melhora notória na fluidez da partida, a equipe da casa não foi efetiva o suficiente para transformar seu volume de jogo superior em gols e o marcador na região de Valparaíso não saiu do zero.