*Por Danilo Di Grado
Confrontos entres times da Argentina e do Chile já marcaram a história da competição continental por algumas vezes.
Leia Mais: Mauricio Isla é descartado por clube sul-americano; saiba mais
James Rodríguez entra na mira de clube do futebol europeu
Com isso, na fase de Pré-Libertadores, quando se enfrentaram, o equilíbrio é nítido entre os clubes dos dois países. Em quatro encontros, tanto os chilenos, quanto os argentinos, somam duas eliminações e duas classificações cada.
Em 2005, quando somente era disputada apenas a primeira fase, esta que antecedia a fase de grupos, Quilmes e Colo-Colo se enfrentaram na luta por uma vaga em uma das chaves. No primeiro confronto entre ambos, porém, o placar acabou zerado, aumentando a expectativa para o jogo da volta. Na casa do Cacique, mesmo jogando contra a torcida local, os visitantes acabaram avançando por conta do gol fora de casa com a partida terminando com o placar de 2 a 2.
Alguns anos mais tarde, em 2010, foi a vez de Colón e Universidad Católica se enfrentarem. Após um 3 a 2 na ida, e com o mesmo placar sendo repetido na volta, a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, os Cruzados levaram a melhor eliminando assim o clube de Santa Fé.
Quando a competição passou a ter três fases antes da fase de grupos, em 2019 Talleres e Palestino ficaram frente a frente, justamente para decidir uma vaga em uma das chaves. Após um empate na ida em 2 a 2, o El Tino derrotou o adversário na volta por 2 a 1, deixando os chilenos em vantagem no retrospecto diante dos argentinos.
Dois anos depois, em 2021, porém desta vez pela segunda fase, o confronto foi entre Universidad de Chile e San Lorenzo. Após o empate em 1 a 1 na ida, o Ciclón não tomou conhecimento na volta e eliminou a La U ao vencer por 2 a 0, deixando tudo igual.
Sendo assim, na atual edição, Audax Italiano e Estudiantes irão desempatar o duelo histórico. Na ida, o time de Santiago levou a melhor em casa derrotando o clube de La Plata por 1 a 0, ficando em vantagem para a partida de volta que será realizada na próxima quarta-feira (2), no estádio Jorge Luis Hirschi.