*Denis Santos
No estádio Kleber Andrade, Estados Unidos e Japão acabaram empatando por 0 a 0. Com o resultado, os norte-americanos se complicaram na tabela e precisam vencer a Holanda no último jogo de qualquer maneira para continuar sonhando com a classificação. Os japoneses precisam apenas do empate com Senegal para passar de fase.
A partida
Estados Unidos e Japão fizeram um primeiro tempo bem morno. As duas equipes demonstraram muita dificuldade na criação e com muitos erros de passe.
Com isso, os chutes de longa distância e a bola parada acabaram tornando-se as armas dos norte-americanos e dos asiáticos, mas que quase não levaram perigo à meta dos goleiros Odunze e Suzuki.
A única chance mais aguda na etapa inicial foi na bola levantada na área por Busio, mas Carrera cabeceou para fora e desperdiçou.
Ao contrário dos primeiros 45 minutos, o segundo tempo começou mais movimentado, com os Estados Unidos marcando o seu gol, mas que acabou sendo anulado pela arbitragem.
Os Americanos pressionavam, mas os japoneses eram bastante perigosos nos contra-ataque. E em um desses contragolpes, Fujita recebeu passe, resolveu arriscar de fora da área e por pouco não abriu o placar.
A partir do meio da etapa complementar para o final, o Japão cresceu no jogo e ficou muito próximo da vitória. Wakatsuki, atacante do Japão, quase marcou em três oportunidades. Mas nas três chances brilhou a estrela do goleiro Odunze, que salvou os norte-americanos em todas finalizações do atacante japonês, garantindo o empate.