Janela de transferências e as maiores preocupações dos clubes brasileiros

com-classificacao-palmeiras-busca-marca-sustentada-pelo-boca-juniors-Futebol-Latino-18-08
Foto: AFP

*Por Agência Conversion

Agosto marca o mês da janela de transferências do exterior, período em que os clubes nacionais podem negociar com equipes do mundo todo para reforçar seu elenco. O prazo das negociações vai até o dia 31 de agosto para as principais ligas europeias com exceção da Ligue 1, que fecha o mercado de transferências em 20 de setembro.

Soccer 300x250

Leia mais: Atacante brasileiro perto de vestir a camisa de gigante sul-americano
Atitude de técnico mostra guerra declarada com James Rodríguez

Até o momento, o Palmeiras vem sendo o protagonista desta janela de transferências, fechando diversos contratos já no mês de julho. O clube alviverde contará com o volante Matheus Fernandes (ex-Barcelona e que retorna ao clube) além dos laterais Jorge (Monaco) e Joaquin Piquerez (Peñarol). O zagueiro Pedrão, emprestado ao Nacional (Portugal), também retornou ao elenco.

O Corinthians recuperou o meia Renato Augusto, que estava jogando no futebol chinês pelo Beijing Gouan desde 2016, e adquiriu o meia Giuliano, vindo do Basaksehir FK, da Turquia. O Fortaleza também está se movimentando para fechar com os atacantes Valentín Depietri, que vem do Santamarina, e Ángelo Henríquez, ex-Universidad de Chile. Já o Bahia adquiriu o meia Lucas Mugni, que volta do Gençlerbirligi (Turquia), e o atacante veterano Hugo Rodallega, que também estava no futebol turco, jogando pelo Denizlispor.

O Palmeiras foi a única equipe que já adiantou boa parte do processo e conseguiu a liberação da Fifa para colocar seus novos jogadores em campo. Pedrão e Dudu, que voltou de empréstimo do Al-Duhail do Catar, já têm permissão para jogar desde julho. Pedrão ainda não foi utilizado em nenhuma partida e a expectativa é de que acabe retornando a Portugal em um novo empréstimo.

Banner-Cyber-Bet-300-250-interna-Futebol-Latino-13-07

Já os demais clubes podem enfrentar dificuldades em integrar suas novas aquisições no elenco. Renato Augusto, por exemplo, não jogava desde dezembro de 2020 e passou oito meses inativo por dificuldades de retornar à China, consequência da pandemia da Covid-19. Apesar de já ter entrado em campo pelo Corinthians neste retorno, o meia ainda está treinando para recuperar a forma e sua participação será discreta por algum tempo.

A situação é semelhante para os atletas que já chegam com histórico de lesões, sendo necessário realizar sessões de fisioterapia e toda uma preparação adequada para evitar um desfalque no futuro.

Outra questão que os times precisam lidar são os protocolos de segurança da Covid-19, especialmente se tratando de jogadores que estão retornando de times do exterior. É necessário garantir que todos estão saudáveis, vacinados e que não há risco de transmitir o vírus para o resto do elenco e demais funcionários.

error: Futebol Latino 2023