*Por Juliano Rangel
Neste fim de semana, o Sistema de Árbitro Assistente de Vídeo, popularmente conhecido como VAR, começou a ser utilizado no Campeonato Brasileiro. A liga se tornou o primeiro campeonato nacional do continente Sul-Americano a utilizar a tecnologia, mas e nos outros países? Como anda a implementação nos demais campeonatos nacionais? O Futebol Latino responde estas outras perguntas.
Leia mais: Por onde anda Wellington Nem, ex-Figueirense, Fluminense e São Paulo
Urawa Reds vence no Japão com gol de jogador ex-São Paulo
ARGENTINA
Muita falada desde o início de 2019, a implementação do VAR poderá já acontecer na próxima temporada da Superliga Argentina. Neste mês de abril, os árbitros da Associação de Futebol Argentino (AFA) começaram um período de capacitação para aprender a trabalhar com a tecnologia.
Em um primeiro estágio, o VAR seria testado em alguns jogos da próxima Superliga sem interferir nas ações do jogo. Com isso, é necessário que os árbitros argentinos tenham um treinamento prático com o uso progressivo que poderá corrigir problemas técnicos e operacionais.
Segundo presidente da AFA, Claudio Tapia, a ideia é incorporar o sistema o mais rápido possível, mas considera que isso pode levar um tempo. Por hora, a entidade não tem previsão de utilizar o VAR nas divisões de acesso do país.
BOLÍVIA
Alvo de muitas discussões, a implementação do VAR no futebol boliviano já recebeu um sinal positivo por conta dos clubes, mas ainda precisa da aprovação da FIFA, capacitação dos árbitros, avaliação dos custos e uma data para início da implementação, o que poderá só acontecer no próximo ano.
CHILE
Outra entidade que deseja implementar o VAR em seu campeonato nacional, a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) já destacou que é favorável a utilização da tecnologia. A ideia a instituição que organiza o futebol local, é de promover a capacitação de 32 a 48 árbitros, que colocarão em prática os ensinamentos em partidas das divisões de base e assim poderão corrigir erros e fazerem observações.
Para colocar o VAR em prática, a ANFP ainda necessita de uma aprovação de FIFA. Com essa autorização, existe a possibilidade da tecnologia ser utilizada nas semifinais da Copa do Chile deste ano e entrar, de forma definitiva, em utilização no Campeonato Nacional a partir de 2020.
COLÔMBIA
Segundo o presidente da Divisão Maior do Futebol Colombiano (Dimayor), Jorge Enrique Vélez, a entidade objetiva implementar o VAR ainda neste ano e por isso está buscando a autorização da FIFA.
“Estamos trabalhando para que no final do próximo semestre tenhamos o VAR, na verdade já é um fato, e obviamente vamos planejar para que ele cresça e continue nos anos seguintes”, declarou Jorge Enrique Vélez.
EQUADOR
Ainda em 2018, o presidente da comissão de arbitragem da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) José Miguel Mosquera, afirmou que o sistema do VAR chegaria ao futebol local em 2019. Na época, ele até falou para a rádio equatoriana Caravana sobre o processo de capacitação dos árbitros.
“O processo leva entre 6 e 9 meses, porque você tem que treinar árbitros, eu acho que no segundo semestre e os playoffs no próximo ano, poderia implementar o VAR de acordo com o design que fez a Liga Profissional”, declarou Mosquera em setembro de 2018.
Até o momento, a tecnologia não foi implementada e vem sendo muito debatida e pedida nos programas esportivos e pelos clubes do país, muito por conta das polêmicas nas partidas do campeonato nacional.
PARAGUAI
A Associação Paraguaia de Futebol (APF) já anunciou que irá implementar a tecnologia do VAR já no próximo campeonato Apertura do local. Para isso, 30 árbitros já estão passando por um processo de capacitação. A ideia de entidade é utilizar o VAR em 264 partidas da primeira divisão nacional.
PERU
No último mês de fevereiro, o diretor da Comissão Nacional de Árbitros (Conar), Juan Francisco Gaviria, disse que a etapa era de diagnosticar e planejar o sistema do VAR.
“Estamos no estágio inicial de diagnóstico e planejamento. A FPF tem toda a intenção de implementar o VAR, mas há lacunas que devemos encurtar “, disse Gaviria.
A Federação Peruana de Futebol (FPF) objetiva utilizar o VAR no campeonato Clausura de 2019. Na época ele ainda destacou. “Dois gerentes vão viajar para a Conmebol para iniciar as primeiras conversas com o presidente da Comissão de Árbitros da Conmebol, Wilson Seneme, e depois colocar em prática as atividades que isso implica”, completou Gaviria.
URUGUAI
No país, o uso do VAR ainda se encontra em fase de estudos para sua implementação e precisando serem vista etapas como a autorização da FIFA, utilização de imagens, capacitação dos árbitros e a questão dos altos custos que o sistema possui.
VENEZUELA
A grave que crise que assola o país em diversas áreas, também afetou o futebol local. Diante disso, o assunto de implementar o VAR ainda não entrou nas conversas da Federação Venezuelana de Futebol (FVF).