No lançamento de seu novo uniforme número três, o Boca Juniors homenageou um dos símbolos de representação da história do barrio onde é originário, La Boca: a Puente Transbordador Nicolás Avellaneda.
Leia mais: Palpites para a 17ª rodada do Campeonato Argentino
Paulinho vai de centroavante a volante e agrada Luxemburgo no Corinthians
Em indumentária produzida e distribuída pela empresa alemã de material esportivo Adidas, o modelo de tom predominantemente branco manteve a presença das históricas cores azul e amarelo presentes na identidade do Boca.
Entretanto, ao invés da faixa horizontal em tom amarelo, desta vez foram inseridas linhas de design que fazem alusão ao formato da ponte inaugurada em 1914 após seis anos de obras. Tendo sida declarada um Monumento Histórico Nacional da Argentina ainda em 1999, ela encerrou suas operações no ano de 2017, permanecendo apenas como obra que remete a história do bairro e suas raízes portuárias.
A característica do bairro, aliás, tem influência direta em como se formou o clube, passando tanto pela identificação histórica de seus torcedores (Xeneizes) como também em relação a escolha pelo azul e amarelo como cores de identificação.
Isso porque, com a chegada de imigrantes italianos que se estabeleceram na região onde se situa La Boca, o bairro de Buenos Aires foi bastante povoado por pessoas naturais da cidade de Zena (pertencente a Emilia-Romagna) onde o gentílico é ‘zeneixi’. Todavia, com a constante pronuncia misturada ao castelhano de ‘Xeneize’, a segunda forma acabou caindo nas graças do grande público e perdura até hoje.
Em relação as cores, a Puente Transbordador Nicolás Avellaneda se torna figura principal dentro da história convencionada como a oficial já que, após algumas partidas usando faixas pretas em camisas brancas, os fundadores do Boca Juniors entenderam ser o momento de fazer a troca. Porém, teriam escolhido uma forma inusitada para tal.
Trabalhador do porto, Juan Bricchetto sugeriu que a escolha fosse baseada nas cores do primeiro navio que passasse por ali. Com isso, a passagem do Drottning Sophia (natural da Suécia) teria conduzido os então responsáveis pela história do Boca adotarem a combinação carinhsamente chamada de Azul y Oro.
Dicas de Apostas Esportivas & Palpites do Brasil e do mundo é no Aposta 10!