*Por Agência Conversion
Apesar de raramente ter caráter de favoritismo imputado no cenário sul-americano, o Independiente del Valle continua mostrando ao continente o seu potencial de fazer história. Após vencer o Deportivo Táchira por 1 a 0 no jogo de ida, goleou o rival por 4 a 1, na partida de volta, garantindo vaga nas semifinal da Sul-Americana onde enfrentará o Melgar, clube que desbancou o Internacional em pleno Beira-Rio.
Leia mais: Brasileiro avalia jogo decisivo em eliminatória da Europa League
Deu certo? Veja os números de Benedetto no retorno ao Boca Juniors
Na edição atual da Libertadores, o time do Equador não chegou longe e acabou sendo eliminado já na fase de grupos, período onde foi superado por Atlético-MG e Tolima. Em compensação, além do bom desempenho na Sula, no Campeonato Equatoriano o time está na vice-liderança com 13 pontos ganhos, apenas um a menos do que o ponteiro Aucas.
Desde 2016 (ano em que chegou à final da Libertadores, mas acabou sendo derrotado pelo Atlético Nacional, da Colômbia), o Independiente del Valle vem recebendo elogios referentes a sua gestão e decisões corporativas.
Na época, o orçamento do time era de apenas 5,5 milhões de dólares (equivalente, na época, a R$ 21,4 milhões), quantia esta que foi sendo multiplicada com o passar dos anos sem que aplicações desmedidas fossem registradas, pelo contrário. De lá para cá, o Del Valle construiu um estádio com capacidade para 12 mil torcedores e se manteve com a mesma filosofia de captação de atletas mais jovens e promissores com o devido incremento de estrutura. Tudo isso sem entrar em dívidas milionárias ou gastar mais do que tinha, algo que é praticamente lei, por exemplo, no futebol brasileiro.
Após alcançar o seu primeiro grande título (a Sul-Americana de 2019), a equipe equatoriana tenta retornar a maior instância da competição três anos depois onde sem um elenco de peso, com jogadores renomados do futebol sul-americano, o Independiente del Valle surpreende com uma equipe bem equilibrada e preparada no aspecto físico e também tático. Os atletas passam por treinos rigorosos e contam com equipamentos de qualidade, como cuecas boxer Zorba, uniformes, caneleiras e máquinas de musculação, fator este que também faz diferença em sua preparação e desempenho.