A final da Libertadores começou empatada. Em Quito, Independiente del Valle e Atlético Nacional ficaram no 1 a 1. Os donos da casa marcaram com Mina, já os visitantes balançaram as redes de Azcona com Berrío.
Na próxima quarta-feira, os dois times voltam a se enfrentar, na Colômbia. Caso tenha empate, o jogo será decidido na prorrogação e se o empate persistir, a decisão de pênaltis irá definir o campeão da América. Quem vencer no tempo normal fica com a taça.
Leia Mais: Equador aposta no Del Valle para acabar com a seca de 8 anos sem Libertadores
Atlético Nacional inicia a busca pelo bicampeonato da Libertadores
O Confronto
Um duelo com a cara da Libertadores. Muito nervosismo nas duas equipes e erros de passes que deixavam o jogo preso no meio de campo. Apesar de ser visitante, o Atlético Nacional se lançava um pouco mais ao ataque, enquanto o del Valle ficava no seu campo de defesa.
O primeiro lance de perigo resultou no gol. Em jogada individual, Orlando Berrío driblou dois marcadores na entrada da área e arriscou. O goleiro Azcona se esticou todo, mas não alcançou, 1 a 0, Atlético Nacional.
Dois minutos depois, o time colombiano quase ampliou o placar. Após um erro na saída de bola do Del Valle, Marlos Moreno tentou pegar Azcona adiantado, porém a bola saiu por cima do gol.
Nos minutos finais o Del Valle chegou pela primeira vez. Após cobrança de falta de Sornoza, o zagueiro Mina desviou no susto e Armani caiu a tempo para salvar a finalização.
Segundo Tempo
Em desvantagem no marcador, o Independiente del Valle se lançou ao ataque e tentava prender o Atlético Nacional no campo de defesa. Apesar da “pressão”, o time equatoriano pouco chegava ao gol de Armani.
Com dificuldades para chegar com a bola no chão, o Independiente del Valle apostou no famoso chuveirinho. Já o Atlético Nacional se fechava no campo defensivo e tentava sair nos contra-ataques, mas pouco assustava.
Insatisfeito com a falta de criatividade no campo de ataque equatoriano, o técnico Pablo Respetto tentou mexer no del Valle. Ele promoveu a entrada de Gonzáles e Uchuari, porém mesmo assim a vida dos donos da casa não era fácil.
Aos 41 o gol de empate do Independiente del Valle. Após cruzamento na área, Armani saiu mal e no rebote Mina chutou para o fundo das redes, 1 a 1.