Como foi comentado inclusive na primeira edição do Futebol Latino na Rádio ESPORTESNET, a Copa América do Centenário, programada inicialmente para junho de 2016 nos Estados Unidos, pode não acontecer possivelmente pelo fato de que a Conmebol teme novas prisões a dirigentes de associados a entidade em virtude do que já aconteceu nas investigações comandadas pelo FBI com relação a corrupção no futebol.
Leia mais: Laterna Real Potosí apresenta novo técnico para sequência do Apertura
Com isso, a chance de que, caso aconteça, a sede seja modificada para território sul-americano é grande mas, até o dia de hoje, ninguém estava querendo “assumir a responsabilidade”, digamos assim.
Pois bem, não HAVIA.
Segundo uma informação que foi divulgada pelo jornal chileno La Tercera, o país que sediou o torneio em 2015 que culminou com o título da seleção local diante da Argentina tem uma proposta de, compartilhando a responsabilidade com Argentina, Peru e Uruguai, sediar a edição centenária do torneio continental.
Ainda segundo o periódico, o único entrave que possui para que uma das três propostas sejam levadas como oficiais para a Conmebol seria a quantidade de participantes, tendo com intenção integrar pelo menos 16 seleções (10 sul-americanas e cinco da CONCACAF) que concordem com o método apresentado.
Em todas elas, há em comum a modelagem que define a divisão das partidas em grupo sendo disputadas em terras argentinas, chilenas, peruanas e uruguaias e, a partir das quartas de final até a grande decisão, serem concentradas nos estádios chilenos.
A expectativa é de que ainda nessa semana a organização que dirige o futebol da América do Sul se pronuncie sobre a questão da Copa América 2016.