Impasse entre árbitros e a federação nacional de futebol pode atrasar o início do campeonato equatoriano

Foto: Reprodução/El Diario

*Por Juliano Rangel

O campeonato equatoriano de 2019 pode sofrer um atraso em sua data de início, devido a um impasse entre árbitros nacionais e a Federação Equatoriana de Futebol (FEF). A categoria cobra da entidade o pagamento de três meses salários de 2018.

Leia mais: Cristian Stuani marca lindo gol em empate do Girona na Espanha

Palacios comenta ida para Sporting Cristal: “Libertadores é o que mais me motiva”

De acordo com o presidente do grêmio arbitral do Equador, Luis Muentes, a dívida da federação com os árbitros equivale a meio milhão de dólares. “A FEF nos deve três meses aos árbitros de todas as categorias, que equivale a meio milhão de dólares aproximadamente. O delicado é que eles não apresentam nenhuma solução, estamos programando uma reunião urgente para decidir o que faremos”, declarou Muentes.

Ele também relata que a recentemente criada Liga Profissional de Futebol Equatoriano, a Liga Pro, mesmo se prontificando a resolver a situação, não pode fazer nada. “O único que se manifestou foi o presidente da Liga Pro, Miguel Ángel Loor. Ele disse que se o seu candidato, Francisco Egas, vencer a próxima eleição da FEF, eles irão resolver a situação de forma imediata. Porém, não são os candidatos que nos devem, a federação é quem nos deve”, ressalta o presidente do grêmio arbitral.

Muentes contou que os árbitros se reunirão na próxima semana para decidirem em consenso o que será feito. Dentre as pautas do encontro, estarão à participação ou não dos árbitros na primeira rodada do campeonato, que está marcada para o dia 8 de fevereiro, e a inclusão de mais profissionais de arbitragem para ajudarem os quartetos já fixos nas partidas.

error: Futebol Latino 2023