Impacto global da morte ratifica peso histórico de Diego Maradona

estadio-azteca-tambem-virou-templo-para-homenagens-a-diego-maradona-Futebol-Latino-26-11
Foto: Divulgação

Independentemente da nacionalidade ou do time favorito, “El 10” (como o chamam em seu país natal) é um dos melhores jogadores que o mundo já viu.

OS_BRAZIL_300x250_2020_Q2_SOC

Leia mais: Homenagem! Além da camisa, Messi reedita gol de Maradona
Sem clube, Joffre Guerrón se aventura em nova carreira

Jogadores de reconhecimento global como Messi, Drogba ou Ronaldinho Gaúcho têm prestado sua homenagem e despedida através das redes sociais, com fotos e mensagens super carinhosas ao capitão argentino.

Até Pelé, com quem sempre foi pregada uma grande rivalidade, disse em sua homenagem:

“Que notícia triste. Perdi um amigo querido e o mundo, uma lenda. Não há muito mais a dizer, mas por enquanto que Deus dê força à sua família. Um dia espero que possamos jogar futebol juntos no céu.”

Apesar de tudo o que foi dito e da discussão consagrada sobre quem seria o melhor jogador do mundo, o apreço entre os capitães sempre foi mútuo. Tanto é que, em uma declaração há vários anos, Maradona afirmou:

“Eu sou Maradona e Pelé era a melhor coisa que existia.”

O brasileiro teria enviado, inclusive, uma coroa de flores com flores azuis e amarelas, para o funeral realizado na cidade de Bella Vista, que deu forma a uma espécie de bandeira do Brasil e uma mensagem emocionante acompanhada da sua assinatura:

“Deus deu a ele o gênio, o mundo deu a ele seu amor”.

A Argentina declarou luto nacional de três dias e, em praticamente todos os jogos de hoje no mundo, renderão uma homenagem com uma bandeira ou uma camisa para o 10 argentino.

Outro que se destacou pelo gesto de respeito em meio a essa triste notícia foi Renato Portaluppi, treinador do Grêmio. O técnico não se importou com o que dizer da pessoa e foi levado por seu coração tanto nas palavras após o confronto como no ato de vestir a camisa 10 azul e branca na primeira partida das oitavas de final contra o Guaraní em um terno gesto que surpreendeu a todos. Principalmente, pelo que significa ver uma referência do futebol brasileiro vestida com a mais simbólica das camisas argentinas.

O craque no mundo

Além da Argentina ou do Brasil, a Itália também chorou. Em seu lendário legado deixado na cidade de Nápoles e, evidente, no clube do Napoli, as pessoas se lembraram dele no meio de altares improvisados, velas e “os maiores aplausos do mundo”.

O estádio do clube italiano foi rebatizado como Diego Armando Maradona minutos após saber de sua morte. Em seus anos no clube azul, Maradona fez história e deu-lhe as maiores conquistas que já alcançou até hoje. O amor da torcida por ele é infinito.

O mundo se comoveu enormemente, sem dúvida. Independentemente da nacionalidade, nós que amamos futebol sabemos o que Maradona deu ao mundo. O prazer que o dez gerava ao tocar uma bola sempre foi imenso.

E, ignorando rivalidades e polêmicas, todos sentiremos saudades do craque argentino, que nos proporcionou tantas façanhas do futebol.

Obrigado por tudo e faça uma boa viagem, querido Diego!

error: Futebol Latino 2023