Huracán terá missão de manter escrita argentina na segunda fase da Pré-Libertadores; entenda

Huracan-1
(Foto: Divulgação/Twitter Huracán)

*Por Danilo Di Grado

Sendo o país com mais títulos da Libertadores, a Argentina terá na edição de 2023 seis representantes na competição. Entretanto, um deles, o Huracán, disputará a fase preliminar visando uma vaga na de grupos.

Esportiva Bet Banner 300x250Leia Mais: Paraguaio marca golaço em partida pelo Campeonato Argentino; assista
Sob o comando de Paulo Autuori, clube colombiano inicia temporada 2023 com título

E o retrospecto poderá ser favorável para o Globo. Desde 2017, quando a Conmebol mudou o formato de disputa colocando três fases anteriores a de grupos, os argentinos nunca ficaram pelo caminho pela segunda. No mesmo ano, o Atlético Tucumán teve pela frente o El Nacional, do Equador. E levou a melhor. Apesar do empate em 2 a 2 na ida, a vitória simples de 1 a 0 foi suficiente para avançar no torneio.

Em 2018, foi a vez do Banfield, e outra vez com um equatoriano pelo caminho: o Independiente Del Valle. Em dois confrontos bastante disputados, sendo a ida empate em 1 a 1, e na volta, um novo empate, na ocasião em 2 a 2, eliminou o time de Sangolquí por conta do gol fora de casa.

Em 2019, a decisão para a terceira fase foi aconteceu entre Talleres e São Paulo. E não se deixou abater pelo histórico do Tricolor na Liberta. No jogo de ida, conquistou uma importante vitória por 2 a 0, conseguindo segurar o empate sem gols no Morumbi. Já em 2020, o Atlético Tucumán voltou a disputar a competição, tendo como rival o The Strongest. Após um 2 a 0 para os bolivianos na ida, mostraram poder de reação na volta devolvendo o placar, com a decisão indo para as penalidades, levando a melhor por 6 a 5.

Mais recentemente, em 2021, foi a vez do San Lorenzo entrar em campo tentando carimbar sua vaga. E se deu bem. Tendo como rival o Universidad de Chile, ficou no empate na ida em 1 a 1, porém mostrou sua força na volta, batendo os chilenos por 2 a 0. Na última temporada, em 2022, um dos maiores vencedores, o Estudiantes de La Plata não quis dar chances ao azar. Apesar de ser derrotado na ida por 1 a 0 contra o Audax Italiano, fez valer o mando de campo na volta para tirar o rival do caminho vencendo por 2 a 0.

Huracán e Boston River entrarão em campo na próxima quarta-feira (22), no estádio Centenário. A volta está marcada para o dia 1º de março, no Estádio El Palacio.

error: Futebol Latino 2023