* Por Roberto Junior
Cajamarca e Sport Huancayo fizeram o duelo peruano na primeira fase da Copa Sul-Americana. A partida de ida, apesar de tecnicamente fraca, teve um vencedor e foram os visitantes, que contaram com um gol do zagueiro Victor Balta para sair do Monumental de Lima com placar de 1 a 0. Os mandantes, que encontraram dificuldades no confronto, viu sua situação piorar após o volante Carlos Diez ser expulso.
Leia mais
Copa Sul-Americana: Com pênalti no último lance, Huachipato vence jogo de chilenos
Em jogo com expulsões, Tolima faz 3 a 0 no Deportivo Cali pela Sul-Americana
Com o resultado positivo, o Hucancayo joga com a vantagem do empate sem gols para se classificar para a próxima fase da Sul-Americana. Já o Cajamarca terá de vencer por dois gols de diferença no mesmo Monumental de Lima, em duelo marcado para a próxima semana, se quiser passar de etapa na competição.
Caso o resultado se repita, o time que irá para a fase de grupos da Sul-Americana vai ser decidido nos pênaltis.
CAJAMARCA COMEÇOU OTIMISTA, MAS HUANCAYO MELHOROU
O Cajamarca chegou com perigo logo no começo da partida em um chute forte de Villalba, sendo que Joel Pinto conseguiu segurar bem para evitar o gol. No decorrer do duelo, o Huancayo cresceu e passou a ter mais posse de bola e teve chegadas perigosas em jogadas aéreas, apesar do goleiro Libman não ter trabalhado até pelo menos os 25 minutos.
GENTILE ASSUSTOU O HUANCAYO
Após lançamento do goleiro Libman e a bola chegar em Gentile, o atacante pegou na ponta da área direita e arrematou forte. Pinto espalmou para escanteio na segunda chance de perigo do Cajamarca.
PRIMEIRO TEMPO FRACO E DIFÍCIL DE MELHORES MOMENTOS
A partida das equipes tecnicamente foi muito abaixo. O Huancayo teve uma posse maior, mas não conseguiu concluir em jogadas perigosas para assustar o goleiro adversário. Mandantes da noite, o Cajamarca não teve forças para pressionar e não deu maiores problemas ao rival.
VOLTA DO INTERVALO COM TRÊS ARREMATES
Se o primeiro tempo não empolgou, pelo menos a etapa final começou promissora com três chutes em 10 minutos. Após Libman salvar no chute do Cajamarca, Estrada e Villalba tentaram de fora da área e em ambas oportunidades Pinto conseguiu cair e evitar o gol do Huancayo.
EXPULSÃO NO CAJAMARCA
Com menos de 15 minutos, Carlos Diez recebeu a bola e tentou dominar de costas. Mas ao perceber a chegada do adversário, deixou o braço e atingiu o pescoço. Para o árbitro Augusto Menéndez, a jogada foi agressiva e o cartão vermelho foi aplicado.
GOOOOOL DO HUANCAYO
Aos 29 minutos, Lliuya tocou para o zagueiro Valoyes, que no campo de ataque pela esquerda cruzou rasteiro justamente para seu companheiro de zaga, Victor Balta, chutar da pequena área e fazer o primeiro.
FICHA TÉCNICA
CAJAMARCA X SPORT HUANCAYO – 1ª FASE DA COPA SUL-AMERICANA
Estádio: Monumental de Lima, em Lima, no Peru
Data e hora: 17 de março de 2021, às 21h30
Árbitro: Augusto Menéndez (PER)
Assistentes: Stephen Atoche (PER) e Enrique Pintos (PER)
Gramado: bom
Cartões amarelos: Leandro Villalba, Nicolás Ortíz, Josué Estrada Gerardo Gordillo (CAJ) / Victor Balta (SHU)
Cartões vermelhos: Carlos Diez (CAJ)
GOLS: Victor Balta, 29’/2ºT (0-1)
CAJAMARCA (Técnico: Pablo Garabello)
Libman; Josué Estrada, Nicolás Ortíz, Gerardo Gordillo e Luís Trujillo; Gaspar Gentile (Sandoval, aos 33’/2ºT), Paulo Goyoneche, Carlos Diez e Leo Villalba (Sernaqué, aos 20’/2ºT); Edwin Gómez (Andy Huaman, aos 45’/2ºT) e Alexis Blanco (Herve Kambou, aos 45’/2ºT).
SPORT HUANCAYO (Wilmar Pacheco)
Joel Pinto; Giancarlo Carmona, Jimmy Valoyes, Victor Balta e Hugo Ángeles; Moises Velasquez (Alexis Rojas, no intervalo), Alfredo Rojas, Christian Adrianzen (Óscar Barreto, aos 25’/2ºT), Marcos Lliuya e Daniel Morales (Charles Monsalvo, aos 38’/2ºT); Liliu (Jarlin Quintero, aos 25’/2ºT).
