*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Com pouco mais de 20 anos de existência, o clube norte-americano Houston Dynamo tenta mudar sua história recente e retornar aos tempos de glória, comum aos primeiros anos do clube. No entanto, a atual temporada não começou muito animadora para os torcedores do Houston Dynamo.
Leia mais: Moisés Muñoz quer reassumir o posto de titular do América
Atlético Nacional: números, gols e euforia
A criação do Houston Dynamo aconteceu em 1995 na cidade de San José, na Califórnia. Na ocasião o clube foi batizado com o nome de San José Clash e teve, de lá pra cá, mais um nome, antes de ser chamado como hoje é conhecido.
Em 1999, 4 após sua criação, o clube norte-americano mudou o nome para San José Earthquakes e chegou a conquistar 3 títulos na ocasião: 2001 e 2003 pela MLS Cup e 2005 quando foi campeão da MLS Supporters’ Shield.
Ao final de 2005, o nome foi alterado novamente para o que é utilizado hoje. Já como Houston Dynamo, a equipe conseguiu grandes conquistas. Na MLS CUP, a equipe voltou a conquistar o título em 2006, 2007 e dois vices campeonatos em 2011 e 2012. Além disso, o Houston Dynamo disputou a fase semifinal da Liga dos Campeões da CONCACAF, em 2007 e 2008.
No entanto, desde então a equipe costuma passar longe das primeiras posições da tabela e vive um jejum de títulos. Nas duas últimas temporadas, o Houston Dynamo se quer chegou a fase de playoffs da MLS Cup e na temporada atual não tem desempenho animador: a equipe perdeu seu último confronto por 1×0 e tem apenas 1 vitórias em 4 jogos disputados na competição.
Em um grupo com 10 equipes, o Houston Dynamo está na 8ª colocação. Para tentar se recuperar na MLS Cup, a equipe enfrentará o Seattle Sounders, atual lanterna do grupo, no próximo domingo (10). Em caso de vitória, e dependendo da combinação de resultados, o Houston Dynamo pode ficar entre os primeiros colocados na tabela e dar um sopro de esperança para o seu torcedor, que aguarda o retorno dos tempos áureos que o clube já viveu.