O lateral-direito brasileiro Yago Taborda, atualmente no Racing de Ferrol, equipe da terceira divisão do futebol espanhol, faz sua primeira temporada como jogador profissional. Além disso, essa é a primeira experiência que o jovem de 20 anos de idade tem fora do Grêmio, seu clube formador e onde passou dez anos da sua trajetória.
Leia mais: Ex-jogador e dirigente do Barcelona pode reforçar o Monterrey
César Farías assume novo trabalho na América do Sul
Diante desse contexto, o jovem relembra de maneira carinhosa os tempos no Imortal onde, além dos ensinamentos na equipe gaúcha, também tem no currículo uma convocação para a Seleção Brasileira Sub-15.
“Tive muito momentos no Grêmio que me marcaram demais. A Copa Efipan (Encontro de Futebol Pan-Americano) foi um deles, onde fomos campeões em cima do Inter, que é sempre uma rivalidade muito grande. Outro marcante foi na China, onde ficamos em terceiro lugar, mas acabou sendo uma experiência surreal. Além, claro, de muitas outras, afinal, são dez anos de clube. Aprendi muita coisa dentro do clube, até mesmo através de ex-jogadores que atuaram no Grêmio. É uma equipe de pessoas que tem muito amor pelo clube, uma vontade imensa de sempre querer ganhar e dar de tudo no campo. Essas características eu levo comigo para sempre”, disse Yago.
Contratado em definitivo pelo Racing Ferrol em acordo que vai até junho deste ano, o brasileiro entende que o momento é de se concentrar na reta final da liga nacional onde, com 59 pontos e em terceiro lugar no Grupo 1, briga para se garantir no Playoff de acesso.
“Tem sido uma experiência muito boa aqui na Espanha e repleta de aprendizado. Hoje estou vivenciando algo que sempre foi o meu sonho e acredito que também o sonho de muitos jovens por aí. Estou tendo novas visões e experiências de em relação a maneira de como eles trabalham e jogam. Meu contrato acaba agora em junho mas estou totalmente focado aqui. Só penso na nossa equipe e no acesso, que estamos bem perto de conseguir. Mas claro que depois de junho estou aberto para novos clubes também”, concluiu.