A história está escrita. Na noite desta terça-feira (15), o América-MG foi até o Equador e venceu o Barcelona-EQU, nos pênaltis, avançando assim para a fase de grupos da Libertadores. No tempo normal, o confronto não saiu do 0 a 0. Já nas penalidades, Jailson defendeu a cobrança de Quiñonez, enquanto que todos os jogadores do Coelho converteram as suas, fechando em 5 a 4.
Leia mais: Que situação! Faustino Asprilla tem casa invadida por ladrões
Ex-Santos, Ariel Holan entrega o cargo no México; saiba mais
Agora o América-MG avança para a fase de grupos da Copa Libertadores. Enquanto isso, o Barcelona-EQU, mesmo com a eliminação, irá jogar a Copa Sul-Americana. Ambos os sorteios vão acontecer no próximo dia 25 e definirão como ficarão as chaves.
PRIMEIRO TEMPO
O começo do jogo foi de intensa pressão do Barcelona-EQU. Logo nos primeiros minutos, a equipe da casa quase abriu o placar em cobrança de falta que obrigou Jailson a se esticar todo para fazer a defesa. Pouco depois, Cortez, artilheiro do time equatoriano, teve seu finalização travada no momento certo. Depois dos 15 minutos iniciais, o América-MG conseguiu equilibrar as ações e até chegou com grande perigo em bola ajeitada por Wellington Paulista para Everaldo finalizar. Entretanto, o atacante estava impedido na origem do lance.
A metade final do primeiro tempo contou ainda com leve domínio do Barcelona. Depois voltar a ser mais ativo no ataque, o clube da casa novamente obrigou Jailson a fazer boa defesa em chute forte de Cortez, de fora da área. Do outro lado, o América-MG tentou responder com Wellington Paulista, que acabou mandando fora. Assim, o jogo foi em 0 a 0 para o intervalo.
SEGUNDO TEMPO
No começo da etapa final, o América-MG mostrou estar mais tranquilo e conseguiu armar melhor as suas jogadas. Isso irritou os jogadores adversários e deixou o Barcelona nervoso. Mesmo com o ‘controle’ dos mineiros, as melhores chances foram dos equatorianos. Iago Maidana falhou ao afastar a bola e Martínez soltou a bomba para boa defesa de Jailson. Minutos mais tarde, o goleiro cortou de maneira precisa passe de Preciado para o meio da área.
O América-MG conseguiu criar suas melhores chances depois dos 20 minutos da etapa final. De cabeça, Alê completou cruzamento e viu a bola passar lambendo a trave. Já na marca dos 40, Zé Ricardo arriscou de longe e Burrai fez a defesa. O goleiro também apareceu em lance individual de Índio Ramírez. Assim, o jogo ficou no placar zerado e foi para os pênaltis.
PÊNALTIS
O América-MG foi 100% nas cobranças. Wellington Paulista, Iago Maidana, Felipe Azevedo, Índio Ramírez e Juninho Valoura converteram as penalidades. Do outro lado, Quiñonez bateu firme e Jailson fez a defesa. Com o 5 a 4, o Coelho avançou para a fase de grupos da Libertadores.