Na última quinta-feira (3), o Grêmio se colocou como o sétimo time assegurado nas quartas de final da Copa Libertadores ao ratificar sua vaga com a nova vitória por 2 a 0 diante do Guaraní, deixando a última vaga a ser definida no embate entre Boca Juniors e Internacional.
Leia mais: Vasco perde em casa e Defensa y Justicia continua na Sul-Americana
Sul-Americana: Católica perde para o River-URU, mas avança e já tem rival definido
Dentro desse contexto, três jogos das quartas já estão desenhados e, pensando no histórico de confrontos que os oponentes acumularam até então, o Futebol Latino foi buscar quem leva vantagem histórica nos embates.
Por questões naturais e geográficas, o compromisso que mais acumula até então um retrospecto com mais partidas é, evidentemente, o embate entre Santos e Grêmio com 90 encontros entre paulistas e gaúchos. Nessa base de análise, o Alvinegro da Vila Belmiro ganhou em 37 jogos com 24 empates e 29 triunfos do Imortal onde o Peixe comemorou 120 tentos enquanto o Tricolor celebrou em 100 oportunidades.
Já o encontro entre River Plate e Nacional (Uruguai) tem apenas sete episódios protagonizados entre as partes com bastante paridade nos marcadores: três vitórias dos argentinos, dois empates e duas vitórias dos uruguaios. Porém, curiosamente, é o Bolso quem marcou mais gols nesse histórico (nove) enquanto o River balançou as redes sete vezes.
Por fim, Palmeiras e Libertad são “quase” desconhecidos historicamente falando, tendo duelado apenas duas vezes na edição de 2013 da Copa onde cada lado venceu uma vez com os paraguaios marcando dois gols e o Verdão apenas um.