Lauren Berger – Colaboradora do Futebol Latino
Hoje em dia, o Boca Juniors é considerado como uma das potências do futebol sul-americana. Contudo, tudo foi construído ao longo dos anos. Há 43 anos atrás, o Xeneize consolidava ainda mais seu nome: conquistava a sua primeira Copa Intercontinental.
Leia mais: Sonho antigo… Boca Juniors anuncia ex-Ponte Preta
Montiel desperta interesse de gigante português e fica perto de sair do River
Depois de empatar em 2 a 2 na Bombonera, o Boca Juniors foi até a Alemanha para enfrentar o Borussia Mönchengladbach. O jogo, que aconteceu dia 1 de agosto de 1978, terminou com a vitória dos argentinos, por 3 a 0. Assim, a equipe xeneize, enfim, se tornou a grande campeã mundial.
O duelo deveria ser com o Liverpool, o grande campeão da Europa. No entanto, os ingleses saíram da competição, deixando a vaga para disputa com o Gladbach, que era o segundo colocado. Os alemães vinham de um tricampeonato na Alemanha, o que deixava a partida ainda mais acirrada.
O empate na ida não tinha deixado a torcida confiante. Contudo, sob o comando de Juan Carlos Lorenzo, a equipe conseguiu se reinventar. Em campo, os argentinos apareceram com Hugo Gatti; Vicente Pernía, José Luis Tesare, Miguel Angel Bordón, José María Suárez; Salinas, Rubén Suñé, Mario Zanabria; Mastrángelo, José Luis Saldaño y Felman. Luego ingresó Carlos Veglio.
A responsabilidade de marcar ficou com Darío Felman, Ernesto Mastrángelo e Carlos Salinas, que anotaram os três gols e levaram o troféu para casa. Com isso, então, o Boca Juniors se consagrou o grande campeão da Copa Intercontinental.