*Por Mônica Alvernaz
O dia 23 de novembro não é um dia comum no calendário dos rubro-negros. Neste dia, no ano de 1981, o Clube de Regatas do Flamengo fazia história e conquistava a América.
Leia mais: Sul-americanos decidem e colocam o Mumbai City na semifinal da ISL
Diego Aguirre busca redenção contra futebol brasileiro pelo San Lorenzo
O Mais Querido do Brasil chegou a competição sul-americana após ser campeão brasileiro no ano anterior. Ao conquistar seu primeiro título nacional, o Flamengo carimbou passaporte para a Libertadores, que acabaria conquistando mais tarde.
Na primeira fase, o Flamengo dividiu grupo com Atlético-MG, Olimpia e Cerro Porteño. No final das partidas, em que todos jogaram contra todos, Flamengo e Galo terminaram empatados e fizeram uma partida extra. Com 5 expulsos ainda no primeiro tempo, o Galo acabou eliminado e o Fla seguiu em frente na competição.
No triangular final, o Flamengo disputou a permanência na competição com Jorge Wilstermann e Deportivo Cali. Ao vencer as duas partidas contra cada adversário, o rubro-negro chegou a final da competição sul-americana.
Na grande decisão, o adversário foi o Cobreloa, do Chile. A final da Libertadores de 1981 foi decidida em três confrontos, sendo um na casa de cada equipe e o jogo decisivo em campo neutro.
A primeira partida, no Maracanã, terminou com vitória rubro-negra por 2×1, com dois gols de Zico pelo Flamengo. Na volta, em jogo muito violento no Chile, o Cobreloa saiu vitorioso por 1×0 e forçou jogo extra.
A partida que definiu o campeão de 81 aconteceu no Estádio Centenário, em Montevidéu. O confronto acabou 2×0 para o Flamengo, novamente com dois de Zico. O gol que definiu o título foi uma bela cobrança de falta, marca registrada do Galinho de Quintino.
Nas redes sociais, dois grandes ídolos daquele geração lembraram a importante conquista de 35 anos atrás. Junior destacou: “Exatamente hoje fazem 35 anos do nosso saudoso título da Libertadores de 81”.
Já Zico, maior ídolo rubro-negro, disse. “Há 35 anos conquistávamos a Copa Libertadores. Parabéns a todos que direta ou indiretamente participaram dessa conquista. Saudações rubro-negras”.
Com a título sul-americano nas mãos, o Flamengo disputou o Mundial em dezembro daquele mesmo ano. Depois de um 3×0 sobre o Liverpool, o rubro-negro se consagrou campeão mundial, em título único na história do clube até os dias de hoje.