O dia 5 de setembro está eternizado na memória do futebol sul-americano. No longevo ano de 1993, a Colômbia massacrava a Argentina por 5 a 0 no Monumental de Núñez e além de impor o maior vexame do futebol albiceleste, os cafeteros carimbavam seu passaporte para a Copa do Mundo de 1994.

Leia Mais: Carlos Salcedo esbanja confiança em rápida recuperação de lesão
Uruguai parece ter “favorito” para substituir De Arrascaeta nos amistosos

Naquela data, a América do Sul acompanhava de perto a decisão do grupo A das Eliminatórias. A Colômbia era líder com oito pontos ganhos e chegava ao território adversário com a possibilidade de vencer ou até mesmo empatar. Já a Argentina era a vice-líder da chave e apenas o triunfo garantia uma vaga na Copa. Caso contrário, a bicampeã do Mundo teria que passar pela temida repescagem.

Quando a bola rolou, a torcida Argentina provocava o time rival e, aos cantos de “olé”, empurrava a sua equipe. Diante do cenário de adversidade, a Colômbia esfriava o confronto e não tirava o pé das divididas.

Melhor em campo, a seleção colombiana abriu o placar na reta final do primeiro tempo. Valderrama, ícone do futebol cafetero nos anos 90, achou Rincón, que driblou o goleiro e mandou para o fundo das redes.

Apática em campo, a Argentina não conseguia reagir. Como se nada pudesse piorar, logo nos primeiros minutos da etapa final, Rincón lançou Asprilla. O atacante limpou Borelli e bateu na saída de Goycochea.

Atordoado com o gol sofrido, Alfio Basille, técnico da Argentina na época, resolveu abrir a equipe e deu espaços para a Colômbia. A tática não funcionou e Rincón e Asprilla ampliaram ainda mais o marcador.

Nos minutos finais deu tempo do quinto gol. Valderrama lançou o endiabrado Asprilla, que pela centésima vez naquele jogo, entortou o zagueiro Borelli e tocou para Valencia. O atacante deixou Goycochea na saudade e empurrou para sacramentar o duelo.

Argentina na Copa

Apesar da humilhação no Monumental, a Argentina só conseguiu uma vaga na repescagem por conta do Peru. Já eliminado nas Eliminatórias, os peruanos seguraram um empate com o Paraguai, concorrente da albiceleste e ajudou a equipe de Simeone, Redondo e Batistuta a garantiu uma sobrevida contra a Austrália.

Relembre o duelo

error: Futebol Latino 2023