De um papel importante no crescimento do elenco do Nacional dentro da Copa Libertadores e no Clausura uruguaio a eliminado na competição continental e praticamente fora da briga por completo pelo título nacional. Em pouco mais de dez dias dias, foi dessa maneira que transitou a temporada do treinador Gustavo Munúa que, mesmo tendo um balanço geral interessante a frente do Bolso, não é certeza para a próxima temporada.
Leia mais: Destaque da Juventus, Juan Cuadrado segue com futuro indefinido
As próprias declarações do presidente do clube, José Luis Rodríguez, deixam claro que o conceito antes das quartas de final frente ao Boca Juniors era um enquanto atualmente, após três frustrações seguidas (eliminação na Liberta e derrotas para Danubio e Rentistas) se transformou em algo bem mais duvidoso.
O tom era de extremo respaldo por parte de José Luis mesmo cogitando possíveis insucessos na sequência das partidas, aparentemente dando sua palavra de que faria de tudo para manter Munúa no Tricolor de Montevidéu:
“Mesmo que o Nacional não saia campeão uruguaio e nem da Libertadores, no que depender de mim, Munúa fica pelo menos o próximo semestre. É um excelente técnico. Eu disse a ele antes do clássico: Me encantaria que Gustavo e todo o seu corpo técnico fiquem no Nacional.”
Porém, os placares adversos vieram e, com eles, as palavras de alegria e confiança deram lugar a um tom bem mais misterioso e inseguro com relação a fixar qualquer vontade particular do mandatário do Nacional:
“Entre essa semana e a semana que vem vamos falar com ele e com o gerente esportivo. Vamos ter as nossas conversas e assim, com tudo em cima da mesa, também vamos falar com todos os outros dez diretores.”
É mediante a esse clima de incógnita que o Bolso jogará suas últimas fichas para conseguir algo dentro do campeonato uruguaio. Com o rival Peñarol e o Plaza Colonia tendo vencido Apertura e Clausura respectivamente, resta ao Nacional buscar a liderança na somatória da tabela anual, algo que está a três pontos de distância do arquirrival Aurinegro.
Caso vença na última rodada o Liverpool atuando como visitante e o Peñarol seja derrotado pelo Juventud, a equipe de Gustavo Munúa forçaria o duelo de desempate para decidir quem terá a possibilidade de disputar a finalíssima da maior competição charrua.