*Por José Dias Sorriso – Colaborador do Futebol Latino
Precisou de se passar 28 anos para que a Guatemala voltasse a vencer os Estados Unidos. A última vitória havia ocorrido no dia 10 de janeiro do longínquo ano de 1988, em um amistoso que terminou com triunfo guatemalteco pelo placar de 1 a 0.
Leia mais: Colômbia aperta, mas não consegue mais que empate contra EUA
Desde então, foram realizados 21 jogos entre as seleções, sem a Guatemala conseguir sair de campo com o resultado positivo. Na madrugada deste sábado (26), o time comandado pelo técnico Walter Claveri quebrou o longo jejum com uma vitória por 2 a 0, no estádio Nacional Mateo Flores, na Cidade da Guatemala, em partida válida pela 3ª rodada da primeira fase das Eliminatórias da Concacaf.
A rodada foi a última do turno, vindo já o returno que marca um novo encontro entre as duas seleções para a próxima terça-feira (29), às 20h30 no Mapfre Stadium, em Columbus.
Nesta madrugada de sábado, o resultado para o time da casa foi excelente, mas, para os Estados Unidos comandado pelo técnico Jurgen Klinsmann trouxe um sinal de alerta, já que caíram para a terceira colocação do grupo C – estando fora da zona de classificação para a segunda fase – apenas os dois primeiros de cada grupo avançam.
Os norte-americanos, com 4 pontos ganhos, foram ultrapassados na tabela de classificação, justamente pelos guatemaltecos, que chegaram aos 6 pontos ganhos, assumindo a vice-liderança, ficando atrás apenas da líder Trinidad e Tobago, que venceu São Vicente e Granadinas por 3 a 2, e soma 7 pontos ganhos.
Os gols da vitória da Guatemala por 2 a 0, saíram ainda na etapa inicial. Rafael “Cucurucho” Morales colocou a bola no fundo das redes de Tim Howard logo aos 7 minutos de jogo, inaugurando o marcador em favor do time da casa. Não demorou muito para que o placar fosse ampliado. Ruíz, aos 15 minutos, anotou para delírio dos torcedores, fechando a contagem, que poderia ter sido ainda maior, já que Rafael Morales cabeceou uma bola no travessão.
Os Estados Unidos não obteve sucesso em suas investidas contra o adversário. A Guatemala conseguiu chegar aos gols, além de contar com uma grande noite do goleiro Paulo Motta, que praticou defesas arrojadas, quando exigido.
Goleada mexicana e vaga bem encaminhada
Enquanto os norte-americanos se enrolam na sua chave das Eliminatórias, o México segue a passos largos para ir ao hexagonal decisivo pela vaga na Rússia em 2018. Jogando no BC Place Stadium, os comandados de Juan Carlos Osorio não encontraram dificuldades para passar pelo Canadá com um impositivo 3 a 0, gols de Chicharito Hernández, Hirving Lozano e Jesus “Tecatito” Corona.
O resultado não só serviu para isolar La Tri na liderança do Grupo A com nove pontos, mas também quebrar um jejum que estava com números bem longos. Isso porque desde o início da década de 90 que os mexicanos não sentiam o gosto da vitória atuando em Vancouver.
Veja os outros resultados dessa rodada das Eliminatórias na Concacaf:
El Salvador 2 x 2 Honduras
Jamaica 1 x 1 Costa Rica
Haiti 0 x 0 Panamá
São Vicente e Granadinas 2 x 2 Trinidad e Tobago