Guaraní vence fora de casa na estreia da Copa Libertadores

Iquique-Guaraní-Copa-Libertadores-Futebol-Latino-07-03
Foto: Arte Futebol Latino

*Por Rodrigo Sturaro

O Guaraní-PAR foi até o Chile e bateu o Deportes Iquique por 1 a 0, na noite desta terça (7), no Estádio Tierra de Campeones, pela 1ª rodada do Grupo 8 da Copa Libertadores. O gol da vitória foi marcado por Novicki, aos 37 minutos da etapa final.

Com as duas equipes se estudando bastante, o primeiro começou sem muita emoção e com pouca qualidade técnica. Quem chegou com perigo ao ataque pela primeira vez foi o Iquique. Aos nove minutos, Bustamante finalizou bem, mas Aguilar fez boa defesa. A equipe paraguaia ameaçou o gol de Naranjo através de uma boa falta cobrada por Palau aos 17 minutos, mas ainda era muito pouco para o jogo animar.

Além do fraco futebol das equipes, o excesso de faltas também deixava a partida bastante travada. Com mais posse de bola, o clube chileno conseguia atacar bem pelo lado direto e foi por aquele setor que Bustamente arriscou, mas a bola acabou indo para fora. Aos 33, o atacante argentino Bielkiewickz também teve a sua oportunidade, mas parou nas mãos do goleiro Aguilar.

O segundo tempo começou com o Guaraní sendo mais agressivo, tanto que logo aos dois minutos o meia Palau arriscou de fora da área, mas o chute foi desviado. Mesmo jogando em casa, o Iquique não conseguia incomodar o sistema defensivo da equipe paraguaia. Aos 11, De La Cruz partiu com a bola dominada desde o campo de defesa e, na entrada da grande área, soltou a bomba de perna direita que parou nas mãos de Naranjo.

A pressão da equipe aurinegra só aumentava e por muito pouco o placar não foi aberto aos 17 minutos, quando Palau ficou com a sobra de uma bola alçada na área e finalizou forte na trave. No rebote, Cabral mergulhou para fazer o gol de peixinho, mas mandou em cima do goleiro Naranjo. Percebendo que estava sendo pressionado pelo adversário, a equipe do Iquique passou a ser mais ofensiva após os 20 minutos.

A falta de qualidade dos meias e atacantes do time chileno era visível e o Guaraní se aproveitava apostando nos contragolpes. Aos 29, Rolón apareceu livre na segunda trave, mas cabeceou por cima do gol. De tanto insistir, os paraguaios conseguiram balançar a rede. Aos 37, Cabral recebeu com extrema liberdade pela direita do ataque e mandou a bola para a grande área. A defesa afastou mal e a bola sobrou para Novick, que tocou para o fundo da rede.

O Deportes Iquique teve a última chance do jogo. Aos 46, Bustamante desviou de cabeça a cobrança de falta e mandou a bola na trave. Apesar da boa chegada, o lance já não estava valendo porque o atacante estava em posição de impedimento.

Com o resultado, o Guaraní assumiu a liderança provisória do Grupo 8, que ainda conta com Grêmio e Zamora, que se enfrentam na quinta (9).

error: Futebol Latino 2023