bonus de cadastro

Gringos no Brasil: Maldonado e suas passagens por grandes clubes brasileiros

Maldonado-Santos-16-02-2020
(Foto: Ivan Storti/Santos)

*Por Danilo Di Grado

Considerado um dos melhores jogadores em sua posição (volante), sem dúvida nenhuma Maldonado deixou saudades nos torcedores.

Leia Mais: River Plate rejeita oferta da Europa por joia da categoria de base
Conmebol confirma a utilização do VAR nas Eliminatórias da Copa do Mundo

O chileno, por sua vez, iniciou sua carreira como profissional atuando pelo Colo-Colo. Com bom destaque na equipe, o atleta não chegou a fazer muitos jogos vestindo a camisa do Cacique, porém, anos depois, acabou acertando com seu primeiro clube estrangeiro.

Chegando ao São Paulo, em meados dos anos 2000, contou em entrevista ao Globoesporte.com (em 2011), que não imaginava atuar no Brasil. No entanto, sua passagem foi bem marcante pelo Tricolor.

Mesmo sem marcar gols pelo time da capital paulista, chegou a fazer parte do elenco que conquistou títulos como o Campeonato Paulista (2000), Rio-São Paulo (2001), além do Supercampeonato Paulista (2002).

Na sequência, em 2003, transferiu-se para o Cruzeiro. Com um ótimo desempenho em campo, Maldonado logo se tornou um dos ídolos da torcida, sendo peça fundamental no time.

Com 135 jogos completados com a camisa da Raposa, além de 4 gols, ficou marcado na história do clube ao conquistar importantes competições como a tríplice coroa em 2003 (Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil), além do Estadual em 2004.

Recentemente, ao participar de um evento beneficente em 2019, o chileno lamentou o fato do Cruzeiro do rebaixamento do Cruzeiro para a Série B. Entretanto, ressaltou dizendo que espera ver o clube novamente na elite do futebol brasileiro.

Após uma longa passagem pelo time de Belo Horizonte, Maldonado acabou acertando com o Santos, em 2006. Em sua segunda passagem pelo futebol paulista, o atleta chegou esbanjando confiança, comparando a estrutura do Peixe com a de sua última equipe.

“A estrutura do CT é muito boa, não perde em nada para o Cruzeiro. Espero poder aproveitar tudo que está sendo oferecido”, declarou em entrevista coletiva em sua apresentação.

Não muito diferente de como foi no time Celeste, o atleta também tornou-se ídolo da torcida. Em mais que 80 jogos feitos com a camisa do time da Vila Belmiro, chegou a comemorar dois títulos do Campeonato Paulista (2006 e 2007).

Deixando a baixada santista, logo no início de 2008 Maldonado transferiu-se para a Europa. Por lá, o volante atuou pelo Fenerbahce, porém ficou apenas 1 ano e meio no clube, retornado para o Brasil na sequência.

Com isso, no segundo semestre de 2009, chegou à Gávea para ser um dos líderes da equipe. Com bom desempenho no início, além de manter o aproveitamento em 2010, acabou caindo de produção em 2011 e, em 2012, após uma nova lesão, voltou apenas em 2013, porém acabou deixando o time pouco tempo depois.

Após sua passagem pelo clube carioca, o chileno ainda acertou com o Corinthians, em 2013. Sendo esse seu penúltimo clube na carreira, já que ainda atuou pelo Colo-Colo antes de aposentar-se, pouco teve oportunidades com a camisa do Timão, atuando em apenas 8 partidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023