Gringos no Brasil: Diego Forlán e sua passagem pelo Internacional

Forlan-28-09
Foto: AFP

*Por Danilo Di Grado

Sendo um dos principais nomes do futebol uruguaio nos últimos tempos, o atacante Diego Forlán, de fato, é considerado por muitos um dos melhores jogadores da história do esporte.

Leia Mais: Épico! Com dois gols de Gabigol, Flamengo vence o River Plate e fatura a Libertadores
Torcedores do Bayer Leverkusen levam faixas ao campo para pedir permanência de Aránguiz

Nascido em Montevidéu, no Uruguai, o atleta chegou a defender em sua juventude clubes Peñarol, Danubio, além do Independiente. Com isso, em 1997, estreou como profissional no clube argentino, ficando até meados de 2002.

Em uma longa jornada na Europa, o craque atuou por clubes como Manchester United, Villareal, além do Atlético de Madrid.

No clube espanhol, Forlán fez história. Com mais de 190 jogos disputados pela equipe, chegou a fazer parte do elenco que faturou a Liga Europa em 2010, além da Supercopa Européia no mesmo ano.

Com uma identificação muito grande com o Atlético, Diego chegou a ser presenteado recentemente com uma placa em homenagem a sua passagem pelos Rojiblancos.

Após ter saído da equipe, o atacante seguiu no continente europeu tendo uma curta passagem na Inter de Milão, onde ficou de 2011 a 2012, sem conquistar títulos.

Voltando para a América do Sul, ainda em 2012, foi quando começou a aventura do atleta em terras brasileiras.

Sendo considerado uma das principais contratações do Colorado na temporada, Forlán chegou ao Rio Grande do Sul sendo exaltado pela torcida que, por sua vez, fez questão de recepcioná-lo no aeroporto.

Sua estreia com a camisa do clube gaúcho foi diante o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo tendo um bom desempenho no jogo que terminou sem gols, acabou sendo substituído.

No entanto, seus primeiros gols pelo Inter não demoram a aparecer. Na vitória diante o Flamengo, também pelo campeonato nacional, marcou duas vezes, ajudando a equipe a derrotar os cariocas por 4 a 1.

No mesmo ano, chegou a ser um dos artilheiros do Inter, com 8 gols marcados em 19 partidas.

Já na temporada seguinte, em 2013, Diego, logo no primeiro semestre, fez parte do elenco que faturou o Campeonato Gaúcho na época, além de ter ajudado na campanha da equipe também no Brasileirão.

Mas a passagem do craque em terras brasileiras acabou em 2014. No mesmo ano, Forlán acertou com o Cerezo Osaka, e, na sequência, em 2015, voltou ao Peñarol, onde atuou até 2016, indo para o Mumbai City, da Índia, em 2016, e, seu último clube, o Kitchee, de Hong Kong.

Recentemente, em agosto deste ano, o craque anunciou sua aposentadoria. No mês de dezembro, o uruguaio terá um jogo de despedida onde contará com a presença de diversos nomes do futebol mundial, deixando a lembrança na mente dos torcedores.

error: Futebol Latino 2023