*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Na noite dessa quarta (9) ocorreu mais um jogo daquele que é considerado o grupo da morte da Libertadores 2016. O Grêmio jogou novamente em casa, mas dessa vez não conseguiu conquistar a vitória. Em partida equilibrada, o tricolor empatou em 1×1 com o San Lorenzo, na Arena Grêmio.
O JOGO
O Grêmio entrou em campo na Arena para defender a liderança do grupo 6. Com o empate, o tricolor chegou a 4 pontos e manteve a liderança da chave. Do outro lado, o San Lorenzo continua como lanterna do grupo, com apenas 2 pontos marcados.
A rodada se encerrar amanhã, no confronto entre LDU e Toluca. A equipe equatoriana só conseguiu uma vitória até o momento e está em 3º no grupo, com 3 pontos. Já o Toluca é vice-líder, apesar de ter os mesmos 4 do Grêmio, a equipe marcou menos vezes na Libertadores. O Toluca pode assumir a liderança do grupo, caso vença o confronto com a LDU nessa quinta (10).
PRIMEIRO TEMPO EQUILIBRADO, COM UM GOL PRA CADA LADO
A partida começou com o San Lorenzo pressionando a equipe do Grêmio. Em boa chegada, Buffarini tentou cruzamento para área, mas Wesley, bem posicionado, afastou o perigo da área do Grêmio. Na sequência, Belluschi conseguiu novo cruzamento que foi novamente afastado pelo time brasileiro.
A equipe argentina continuou chegando com perigo e aos 14 minutos Marcelo Grohe faz importante defesa, impedindo que o San Lorenzo abrisse o marcador. A zaga do Grêmio afastava a bola como podia, mas Belluschi conseguiu finalizar novamente com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo.
A partir dos 20 minutos, o Grêmio conseguiu melhorar seu desempenho em campo e passou a chegar com mais perigo ao ataque. O camisa 19 Michel conseguiu um bom chute de longa distância, que acabou saindo por cima da meta adversária. Na sequência, Douglas tentou boa jogada pela direita, buscando Everton, mas a zaga do San Lorenzo interceptou a jogada.
Quando parecia que a pressão da equipe argentina iria voltar, o Grêmio conseguiu abrir o placar. Após falta em Wesley, Fred pegou muito bem na bola e acertou um lindo chute no canto esquerdo do goleiro Torrico, que ainda tocou na bola mas ela já estava dentro do gol.
Aos 27 minutos, o Grêmio quase ampliou o placar. Everton acertou um belo chute, mas a bola encontrou o travessão e foi afastada na sequência pela zaga. Após o lance, o San Lorenzo voltou a pressionar a equipe do Grêmio e acabou empatando a partida.
Ao receber bola na entrada da grande área, Cerutti é derrubado por Edinho. Na cobrança de falta de Belluschi, Cauteruccio leva a melhor na bola aérea e consegue cabecear para o fundo das redes do Grêmio, marcando o primeiro gol do San Lorenzo no jogo.
Após o gol, a equipe argentina passou a gostar do jogo e chegou mais algumas vezes com perigo. Autor do gol, Belluschi conseguiu avançar com liberdade e finalizar com perigo. Aos 37 minutos, na jogada de Cerutti, Blanco acerta um chute cruzado e Fred salva quase em cima da linha, evitando a virada argentina.
As duas equipes ainda chegaram ao ataque algumas vezes, mas sem levar perigo, o primeiro tempo acabou empatado em 1×1.
COM PRESSÃO ARGENTINA, GEROMEL E GROHE GARANTEM EMPATE
O Grêmio voltou se movimentando mais em campo e conseguiu boas jogadas logo no início da segunda etapa. Logo nos primeiros minutos, Everton tirou da marcação adversária e conseguiu chutar, mas Torrico espalmou a bola para fora. Na sequência, Emanuel Más foi decisivo para que a equipe argentina não tomasse o segundo gol.
Ao ganhar de Caruzzo na disputa de bola, Luan tentou o toque para Giuliano, mas Emanuel Más se antecipou e ficou com a bola, afastando o perigo. Minutos depois, Más conseguiu um belo carrinho que parou a jogada de Wesley, que tentava chegar ao ataque pela direita do campo.
Em lance de muita raça, Marcelo Oliveira partiu pra cima da marcação dupla de Buffarini e Cerutti. O lateral conseguiu ficar com a bola mesmo a com forte marcação adversária, mas ao concluir o lance na linha de fundo jogou a bola direto pra fora.
Aos 10 minutos, San Lorenzo teve duas jogadas de perigo. Cerutti achou Blanco próximo à área, mas o meia acabou chutando pela linha de fundo. Na sequência, Marcelo Grohe e Geromel salvaram a equipe brasileira. Com um soco, o goleiro afastou a bola e o perigo foi totalmente afastado com um chutão de Geromel.
O Grêmio chegou algumas vezes ao ataque argentino, mas não conseguia levar muito perigo à meta adversária. No entanto, aos 15 minutos Geromel acertou um belo chute no travessão e quase conseguiu colocar o Grêmio novamente a frente no placar.
Mantendo o equilíbrio visto no segundo tempo, o San Lorenzo conseguiu boas idas ao ataque e quase conseguiu chegar ao segundo gol. Ao receber a bola, Blanco tentou cruzamento para área mas Fred conseguiu afastar o perigo mandando a bola pra escanteio. Na sequência, após cobrança de falta, Cerutti cabeceia para o gol e Geromel salva em cima da linha, com Marcelo Grohe defendendo na sequência.
O final da partida foi marcado pela pressão do San Lorenzo e o Grêmio recuado tentando se defender. Em algumas oportunidades, a equipe brasileira ainda conseguiu chegar, principalmente por meio de contra-ataques. No entanto, as finalizações foram travadas pela zaga adversária. Do lado argentino, as tentativas de chegar ao segundo gol foram impedidas por Grohe que fez boas defesas e foi um dos responsáveis por garantir o resultado de 1×1 em casa.