Graças a “dupla dinâmica”, Universidad de Concepción vence Bolívar na Sul-Americana

Universidad-Concepcion-Bolívar-Copa-Sul-Americana-Futebol-Latino-10-08
Foto: Arte Futebol Latino

A partida tinha traços claros de um jogo de competição continental, com muita marcação e poucas oportunidades, mas dois momentos de grande entrosamento entre integrantes do sistema ofensivo da Universidad de Concepción foram suficientes para fundamentar a vitória dos chilenos sobre o Bolívar por 2 a 0 no Estádio Municipal Ester Roa. A partida foi válida pela primeira rodada eliminatória da Copa Sul-Americana.

Leia mais: Gustavo Costas comemora o título da Copa Suruga
São Paulo se aproxima de acerto com Ricardo Gomes

O início do duelo ficou marcado por uma partida muito travada, com as duas equipes tentando evoluir no setor ofensivo, porém sem muito sucesso.

Enquanto os chilenos tentavam ter mais paciência e trocar passes para encontrar um espaço na defensiva celeste, o time de Beñat San José apostava bastante na velocidade de Juan Carlos Arce no comando ofensivo com a companhia de Gastón Cellerino tentando trabalhar com a função de pivô, mas sem contar com a colaboração da criação boliviana.

A melhor e mais perigosa situação que foi criada graças as duas propostas de jogo foi aos 27 minutos quando, após receber a bola próximo a grande área com relativa liberdade de marcação, o volante da U de Conce, Fernando Manríquez, arriscou um chute de longa distância que passou próximo a trave direita de Rómel Quiñónez.

Nos momentos em que a equipe amarela consegui abrir mais as jogadas pelas pontas, essencialmente com a participação pelo lado esquerdo do meia Renato González, houve um ensaio de melhora por parte do time mandante, todavia não suficiente para superar o cauteloso esquema do time de La Paz.

Na segunda parte do duelo, logo após o retorno do intervalo, a Universidad de Concepción intensificou sua pressão e, aos quatro minutos, conseguiu pelo alto finalmente encontrar o caminho para o primeiro gol do confronto. Após a cobrança de escanteio vindo da ponta direita feita por González, o camisa 7 Jean Meneses superou toda a defensiva do Bolívar e cabeceou no chão, sem dar tempo de reação a Quiñónez.

A chance mais clara para marcar na sequência foi dos visitantes que, com Erwin Saavedra em boa trama ofensiva, se viu frente a frente com o arqueiro Cristian Muñoz, mas falhou na hora de finalizar com um chute que chegou as arquibancadas do Estádio Municipal Ester Roa.

E, seguindo uma antiga máxima do futebol do “quem não faz, toma”, a U de Conce repetiu a dobradinha González-Meneses para chegar ao seu segundo tento na partida. Com 14 minutos, Renato, dessa vez pelo lado esquerdo, enxergou muito bem a infiltração do “baixinho” Meneses que, mesmo com 1,60m, venceu mais uma vez pelo alto a defesa boliviana e cabeceou no contrapé de Quiñónez.

Constantemente o time amarelo esteve mais próximo da meta adversária e, também no aspecto emocional, se mostrava bem mais estabilizada do que um perdido Bolívar que, após os dois gols sofridos, pouco assustou seu oponente. Com isso, foi apenas uma questão de tempo para que o triunfo fosse sacramentado no apito final do experiente árbitro paraguaio Eber Aquino.

O próximo jogo de ambas as equipes acontecerá no próxima terça-feira (16) às 18h no Estádio Hernando Siles, em La Paz.

error: Futebol Latino 2023