Por Alexsander Vieira
A Copa do Mundo começa neste domingo (20), com a cerimônia de abertura e o confronto entre Catar e Equador. Em meio às festividades da competição, é preciso tomar cuidado. De acordo com a Meta Foresight, cerca de 85% dos brasileiros estarão de olho ‘na telinha’ para acompanhar o Mundial.
Leia mais:
- Ex-Vasco, Guarín fala sobre problemas com álcool
- Ex-Inter, Jonatan Álvez está livre no mercado e definiu onde quer jogar
- Algoz do Inter e adversário do Fla: Libertadores 2023 tem mais duas equipes confirmadas
Os cibercriminosos aproveitam a situação para tirar vantagem de algumas pessoas. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, listou alguns itens importantes para conseguir se prevenir desses crimes.
E-mails falsos, que dão alusão a Copa, ingressos, rifas entre outras situações em que faz você acreditar em “dinheiro fácil” ou assuntos do tipo são comuns. A intenção dos criminosos é conseguir seus dados pessoais, dinheiro ou entrada de malwares e aplicativos de reputação duvidosa para danificar o dispositivo da vítima.
– Nesse tipo de fraude, quando a pessoa entra em contato, o golpista, geralmente, inventa alguma desculpa para poder enviar o prêmio, como solicitar o pagamento de um imposto ou envio de um sinal financeiro. Dessa forma, ele consegue roubar dinheiro e utilizar os dados coletados para outras ações criminosas, como venda na dark web ou aplicação de novos golpes em nome da vítima – explica Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET.
A empresa também detectou o assunto desses e-mails de phishing em inglês e espanhol. Alguns modelos usados são: “Qatar World Cup 2022 Lottery Winner”, “Qatar 2022 FIFA LOTTERY WINNER” ou “PARABÉNS, SEU E-MAIL GANHOU A MEGA COPA DO MUNDO DE 2022 DO CATAR”.
Sites falsos, anúncios maliciosos, e-mails de spam, perfis falsos, promoção de ingressos e URL semelhantes com o da FIFA e Copa do Mundo também não bem frequentes.
– Os golpistas poderão usar, ainda, sorteios via WhatsApp, perfis falsos em redes sociais ou até mesmo anúncios que redirecionam para sites maliciosos. Além disso, é importante estar atento às fraudes em torno do lançamento de novos tokens. Como já observamos em outras oportunidades, os golpistas geralmente criam tokens usando tópicos populares, como o golpe Rug Pull, com o token Squid, que usou o nome da série Squid Game quando se tornou viral em todo o mundo – comenta Daniel Barbosa.