*Por Caio Cesar – Colaborador do Futebol Latino
Com muita coragem e um bom futebol, o Caracas começou o jogo de volta da Pré-Libertadores 2016 com muita autoridade. Tendo uma bola mais redonda e fazendo um jogo muito melhor do que a partida de ida, a equipe venezuelana mostrou que quando a partida é em casa as coisas mudam, sendo que a força da torcida foi muito importante neste jogo.
Leia mais: River Plate segura La U e garante uma vaga na fase de grupos da Libertadores
Mas isto não foi o bastante para um promissor Huracán que, com um futebol muito limitado, mas com garra, conseguiu avançar a próxima fase da Copa Libertadores, fazendo valer a excelente partida no El Palacio.
Mesmo sem Mea Vitali, o Caracas mostrou que poderia surpreender nesta Liberta, tanto que aos 19 minutos de jogo chegou ao gol, mas a arbitragem anulou de maneira errada. Garces cobrou a falta direta pro gol, sem desvio, e o auxiliar pegou impedimento de Garcia, que estava impedido, mas não participou da jogada.
Após o gol mal anulado, o Caracas teve dificuldade para furar o bloqueio e só conseguiu o empate no último lance do primeiro tempo. Após cruzamento de Flores da esquerda, Quijada desviou e empatou o jogo e, desta vez, o arbitro não anulou.
O gol marcado no final da primeira etapa deixava o segundo tempo com muitas expectativas, pois ambos precisavam marcar para classificarem sem os pênaltis e foi o Caracas que chegou primeiro. Aos 10, Garcia foi lançado na frente do goleiro Diaz, mas finalizou em cima do arqueiro. O atacante voltou a aparecer aos 24 minutos, mas Diaz apenas acompanhou o chute para fora.
Aos 29, o Huracán perdeu um dos seus principais jogadores na partida. González foi expulso e deu esperança ao Caracas, que conseguiu o segundo gol aos 38 minutos. Arango dominou na entrada da área, limpou a marcação e chutou no canto, ampliando o placar.
Porém, a partida que o Huracán fez na ida comparado com a partida que o Caracas fez na volta, havia uma injustiça, e o futebol foi justo. Aos 47 minutos da segunda etapa, Miralles, aquele ex-Santos, cruzou no segundo pau, Mendoza ganhou de cabeça e colocou no cantinho do goleiro, diminuindo o placar e colocando o time na fase de grupos.
O Huracán é o segundo classificado as chaves pela fase de Pré-Libertadores. A equipe entra no Grupo 4, ao lado de Atlético Nacional, Peñarol e Sporting Cristal. A equipe estreia no El Palacio, dentro de casa, contra o Atlético Nacional.