*Alex Dias de Souza
Foi no sufoco, mas o Atlético–PR conquistou a sua primeira vitória na fase de grupos ao bater a equipe do San Lorenzo fora de casa no estádio Nuevo Gasómetro. Em uma partida complicada, o Rubro-Negro conseguiu abrir o placar logo no início da primeira etapa, porém, o time brasileiro recuou demais no segundo tempo, pecou nas finalizações e por pouco não permitiu o empate dos argentinos que também desperdiçaram muitas chances de gols, entre elas uma cobrança de pênalti desperdiçada por Blandi.
Leia mais: Após abrir vantagem no placar, Atlético-PR cede empate a Universidad Católica
Flamengo goleia San Lorenzo em sua estreia na Copa Libertadores
Com o resultado, o time paranaense assume parcialmente a liderança do Grupo 4 e espera o resultado do jogo do Flamengo que enfrentará a Universidad Católica fora de casa.
O jogo
Decidido a recuperar os pontos perdidos dentro de casa, o furacão começou o jogo com tudo no Nuevo Gasómetro. Logo na primeira descida para o ataque, o Lateral esquerdo Sidcley cruzou e mandou na cabeça de Lucho González, que acertou o cantinho para abrir o placar logo aos 3 minutos.
Aos 7, o Atlético quase aumentou com Felipe Gedoz, que recebeu pela esquerda, ajeitou para o meio e chutou cruzado mandando a bola perto da trave.
Na primeira chegada do San Lorenzo, o meia Belluschi recebeu na direita e arriscou de fora da área com um chute cruzado, e obrigou Weverton a fazer uma boa defesa.
Ao longo da primeira etapa, a equipe argentina trocava passes no campo ofensivo, porém, os jogadores ainda estavam sentindo a falta de ritmo de jogo e pouco assustava o furacão, que tinha o domínio do jogo e explorava o contra-ataque.
Aos 28 minutos, o Atlético-PR não aumentou o placar por pouco. Lucho González tocou para Jonathan na direita, em seguida o lateral deixou Nikão na cara do gol, mas o camisa 11 chutou cruzado, direto para fora, e desperdiçou chance clara de ampliar a vantagem.
A última boa chance de gol no primeiro tempo aconteceu aos 39 minutos. Ao cobrar uma falta com uma ligação direta, Thiago Heleno encontrou Pablo que desviou de cabeça para Lucho González, que limpou a marcação e chutou por cima, perdendo outra chance clara de aumentar o placar.
Segundo tempo
Logo no primeiro lance, o furacão chegou com perigo. Pablo dominou na direita e demorou para finalizar na sequência, ajeitou a bola para Matheus Rossetto bater de primeira e obrigar Torrico a fazer a defesa.
O San Lorenzo tentava dominar o Atlético no campo de ataque, porém a equipe paranaense continuava melhor na partida e chegava sempre com perigo ao armar o contra-ataque. Aos 9 minutos, Otávio avançou pelo meio, surgiu como elemento surpresa e chutou com força da entrada da área. Torrico teve trabalho e espalmou para escanteio.
O time brasileiro desperdiçava muitas chances de ampliar o placar. E aos 23 minutos quase foi punido com o gol de empate do San Lorenzo. No lance, Cerutti cruzou para a área e Weverton afastou parcialmente. No rebote, Néstor Ortigoza dominou e chutou, mas o camisa 12 se recuperou no lance e fez uma difícil defesa para salvar o Atlético de sofrer o gol de empate.
O furacão abriu mão da posse de bola, e foi pressionado durante boa parte da segunda etapa. Aos 30 minutos veio a melhor chance do time argentino. Após dividida de Sidcley com Cerutti, o árbitro apitou e marcou pênalti para os donos da casa. Na cobrança, Blandi deslocou Werverton, porém mandou a bola para fora e desperdiçou a chance de igualar o placar.
Só dava San Lorenzo! No minuto seguinte, após receber um cruzamento da direita, Blandi cabecepou e obrigou Weverton a fazer mais um milagre.
Aos 43, mais um susto para o time paranaense. Bergessio recebeu na área e chutou de bico, no cantinho. Na sequência Weverton fez mais uma bela defesa, porém a arbitragem, já assinalava o impedimento na jogada.
O Atlético abusava da sorte e desperdiçava muitas chances. Aos 45, Após contra-ataque, Lucho González recebeu completamente livre na área e cara a cara com o goleiro, chutou forte e perdeu mais uma chance clara de matar o jogo.
Nos acréscimos, o furacão administrou o bom resultado e saiu da argentina com uma boa vitória fora de casa.
Na próxima rodada, que ocorrerá apenas no dia 12 de abril, o Atlético-PR duela contra o Flamengo fora de casa, enquanto o San Lorenzo visita a Universidad Católica no Chile.