*Por Tiago Emanuel
Se a campanha do Peñarol na atual edição já não vinha convencendo há algum tempo, a situação piorou neste sábado. A equipe perdeu por 3×1 para o River Plate uruguaio e vê uma boa colocação no campeonato cada vez mais distante. Irregular durante toda a competição, o Peñarol está apenas na 11ª colocação com 15 pontos após 13 jogos disputados.
Leia mais:
Virou moda no Uruguai: sem salário, jogadores treinam fora do CT e sem uniforme
O primeiro tento da partida foi marcado logo aos 7 minutos de jogo. Após um cruzamento na área, o arqueiro aurinegro Guruceaga falhou e deixou a bola sobrar nos pés do zagueiro Ricardo Lima. O defensor apenas empurrou para o gol, anotando seu primeiro gol pelo River Plate. Ricardo, 22 anos, disputa sua primeira temporada no Uruguai. No Brasil, defendeu o Metropolitano de Santa Catarina por dois anos.
O Peñarol passou a pressionar mais ainda a defesa adversária, mas sem sucesso durante todo o primeiro tempo. No início do segundo tempo, o pesadelo Carbonero se repetiu: desta vez o lateral Perg falhou ao afastar um cruzamento e o atacante Saavedra não perdeu a chance de dobrar o placar.
O desespero tomou conta da equipe aurinegra e minutos depois o lateral Alex Silva foi expulso após um carrinho em Jones. Aos 25 da segunda etapa o River Plate fez o terceiro gol com Rosso, mas Novick descontou em um pênalti duvidoso marcado pelo árbitro Javier Bentancor.
Com a derrota por 3×1, o Peñarol segue com 15 pontos e fica a oito pontos do Liverpool, último time classificado à Sul-Americana, que ainda joga nesta rodada. O líder é o Danúbio, com 26 pontos, e também não jogou ainda pela 14ª rodada. Peñarol e Nacional têm um jogo a menos que as outras equipes, em virtude da não realização do clássico semana passada.