Em um dia 12 de outubro, porém no ano de 1996, Ronaldo Fenômeno construía uma de suas obras mais memoráveis dentro de uma trajetória marcada pela habilidade, força física e boa dose de superação diante das sérias lesões que teve nos dois joelhos: o lendário gol diante do Compostela.
Leia mais: Goleiro com passagem pelo Brasil comemora nova fase no Nacional
Chorou! Laurtaro Martínez explica o motivo do choro em jogo da Argentina
Porém, antes do caráter de superação e somente dois anos depois de ter feito parte do grupo que conquistou o tetracampeonato com a Seleção Brasileira nos Estados Unidos, Ronaldo chegava na Catalunha com as excelentes impressões que tinha deixado com as camisas de Cruzeiro e PSV. E, como a história conta, a resposta veio em caráter imediato.
Em meio aos 47 gols em 49 partidas disputadas, média assombrosa para qualquer atacante, o Fenômeno exemplificou ao mundo o tamanho da sua capacidade pegando a bola no meio-campo, driblando três marcadores (um deles em duas oportunidades) e fazendo um tento digno de deixar o treinador do Barça, Bobby Robson, notoriamente incrédulo.
Curiosamente, o mesmo Bobby Robson era técnico da seleção inglesa quando do tento memorável de Maradona na Copa do Mundo de 1986. Logo, ele sabia bem o que era presenciar um momento que, até hoje, é extremamente digno de registro.
Relembre o gol de Ronaldo Fenômeno pelo Barcelona diante do Compostela