*Por Renan Liskai
Há 12 jogos sem conseguir vencer, a Universidad vive a sua pior sequência de resultados nos últimos 77 anos. Além disso, o time tem convivido de perto com o risco de rebaixamento no Campeonato Chileno, visto que ocupa a 13ª posição e tem 36 pontos. A pontuação deixa a equipe a um ponto do La Serena, clube que hoje estaria indo para a disputa dos playoffs de descenso.
Leia mais: Seleção da América do Sul enfrentará representante asiático na repescagem para a Copa do Mundo
No mesmo nível de Bayern e River! Universidad de Chile renova com patrocinador
Caso não vença os próximos três jogos, o time pode igualar a sua pior sequência na elite do Campeonato Chileno. A marca negativa que hoje está próxima de ser alcançada foi estabelecida entre 1943 e 1944 e vem sendo carregada até hoje.
A última vitória da Universidad de Chile foi em 13 de setembro, quando a equipe venceu o Unión Española, fora de casa, por 3 x 2. Desde então, são nove derrotas e três empates. Além disso, o clube marcou apenas um gol ao longo do período.
O fantasma do rebaixamento tem se feito presente na vida das equipes mais tradicionais do Chile. Na última temporada, o Colo-Colo teve que disputar o playoff de rebaixamento após fechar a fase inicial do campeonato no 16° lugar. Na ocasião, os Albos venceram a Universidad de Concepción e conseguiram se manter na elite.