O tradicionalíssimo Troféu Joan Gamper, competição que marca a abertura de temporada do Barcelona, pode contar com um time sul-americano na edição 2019. Trata-se do Estudiantes de La Plata, da Argentina, que começa a ganhar força nos bastidores do Camp Nou.
Leia Mais: Goleiro sul-americano é cobiçado no mercado de transferências
Antes peça certa no Real Madrid, Marcelo está “em xeque” segundo imprensa espanhola
De acordo com o jornal Sport, um dos motivos para convidar o time argentino é a data de 10 anos da final do Mundial de Clubes entre os times, que foi disputada nos Emirados Árabes e vencida pelo Barça.
Lembrando que, em caso de convite para o Estudiantes, esta será a 11ª vez que um time argentino irá encarar o clube do Camp Nou. A última aconteceu ano passado, com o Boca Juniors e o Barça venceu por 3 a 0.
Mundial 2009
Após conquistar o tetracampeonato na Libertadores, o Estudiantes de La Plata teve pela frente o Barcelona na grande final do Mundial de Clubes. Na ocasião, o time da Catalunha era comandado por Pep Guardiola e vivia o auge com Lionel Messi.
Apesar de toda a pompa do Barça, o Estudiantes abriu o placar através de Mauro Boselli. O título ficava com o clube argentino até os 43 minutos da etapa final, quando Pedro conseguiu o empate. Na prorrogação, com a equipe sul-americana cansada, Lionel Messi, sempre ele, mandou a bola para o fundo das redes e virou para o Barcelona.