*Por Tiago Emanuel
Na tarde de sábado (17), o Chelsea venceu por 1×0 o duelo londrino contra o Crystal Palace. O gol que deu a vitória ao líder do campeonato saiu dos pés do hispano-brasileiro Diego Costa, mas foi outro compatriota que chamou a atenção. Na atual temporada do Campeonato Inglês, o meia Oscar vinha esquentando o banco de reservas, mas nesta rodada nem foi com sua equipe até o bairro de Croydon, sede do Palace. Os rumores de sua transferência para o chinês Shangai SIPG se confirmaram durante entrevista de Willian, outro brasileiro dos Blues.
Leia mais:
Lanús pode estragar planos do Botafogo e fechar com Walter Montillo
Time chinês oferecerá salário de R$ 1 milhão, por dia para Messi, diz TV
“Sim, ele já se despediu [do elenco], desejamos o melhor para ele e para a família dele também”, respondeu o meio-campo ao repórter João Castelo Branco da ESPN. Faltando apenas o anúncio oficial, o ex-atleta do Internacional se tornará o atleta mais caro na história do mercado chinês. O valor especulado é de 60 milhões de euros, valor superior aos 55 milhões pagos pelo mesmo SIPG para ter o atacante Hulk em suas fileiras. O dinheiro do clube vem da Shanghai International Port Group (SIPG), que administra todos os terminais do Porto de Shangai.
Oscar vem demonstrando uma queda em seu rendimento desde a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Ao mesmo foi perdendo espaço no Chelsea e na seleção, atuando em apenas 3 partidas das Eliminatórias para a Copa de 2018. Sua ausência também ocorreu nas duas últimas edições da Copa América (2015 e 2016). As portas e cofres abertos dos chineses parecem ter seduzido o meia, que pode rumar por dois caminhos: ou dar a volta por cima e retomar boas atuações, como Paulinho e Renato Augusto, ou perder totalmente o rumo do alto rendimento.
Fechando-se o acordo, as 5 negociações mais caras do mercado chinês passam a ser as seguintes:
1º) Oscar (Chelsea – Shangai SIPG) – 60 milhões de euros
2º) Hulk (Zenit – Shangai SIPG) – 55 milhões de euros
3º) Alex Teixeira (Shakhtar Donetsk – Jiangsu Suning) – 50 milhões de euros
4º) Jackson Martinez (Atlético de Madrid – Guangzhou Evergrande) – 42 milhões de euros
5º) Ramires (Chelsea – Jiangsu Suning) – 28 milhões de euros