Depois de pouco menos de duas semanas, o órgão que rege as competições nacionais na Colômbia, a Dimayor, elegeu na manhã dessa quinta-feira (6) o seu novo comandante em eleição que, oficialmente, teve apenas a candidatura de Fernando Jaramillo.
Leia mais: Conmebol oficializa mudanças na Libertadores e Sul-Americana
Time da Espanha fecha a contratação da jogadora/técnica Salvatierra
Apesar de ser a única opção válida para votos no pleito, Jaramillo não foi unanimidade já que, do colégio eleitoral de 36 componentes, 30 deles votaram a favor do empresário. Os outros seis votos se dividiram em cinco votos em branco e um voto contrário a eleição.
A expectativa é de que o profissional acostumado ao ambiente privado e tendo se destacado como vice-presidente de assuntos corporativos em uma empresa de bebidas alcoólicas (Bavaria) tenha, em sua gestão, maior capacidade de administração de recursos do que o antecessor, Jorge Enrique Vélez, que deixou o cargo no último dia 24 de julho.
Foi inclusive com essa linha de raciocínio que Jaramillo já deixou a entender que pautará sua administração em entrevista recente dada ao portal Futbolred:
“Temos que pensar em como financiar as equipes e como trazer mais recursos ao futebol, é a maior dificuldade hoje que temos de resolver entre todos. Dentro de todo o contexto que se formou em nível mundial, temos de trazer recursos para voltar a jogar e que no futuro, com a nossa nova realidade, possamos obter recursos em diferentes fontes.”
A captação de recursos para o esporte, aliás, foi algo que o próprio presidente da Dimayor já fez pensando na seleção da Colômbia. Isso porque ele teve atuação direta nas negociações para que a marca de cerveja Águila se tornasse patrocinadora do selecionado Cafetero além de auxiliar na “costura” de um acordo entre a marca de bebida alcoólica Pony Malta e a própria Dimayor.