Futebol colombiano não alcança feito na Libertadores desde 2016; entenda

Foto: Douglas Magno/AFP

*Por Danilo Di Grado

Apesar da derrota sofrida para o Flamengo, por 1 a 0, no jogo de ida das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, o Tolima saiu de campo na expectativa de reverter a situação na volta. Entretanto, a equipe acabou sofrendo uma goleada histórica por 7 a 1 para os cariocas, decretando assim sua eliminação no torneio de 2022.

BANNER ODDS SHARK INTERNO 03-06-2022Leia Mais: Ex-Galo e Santos, Cuca foi oferecido para comandar gigante sul-americano
Copa América Feminina começa com chuva de gols; veja todos os resultados

E não é de agora que o futebol colombiano tem somado resultados negativos na competição continental. Nos últimos seis anos, nenhuma equipe conseguiu chegar à fase de quartas de final, sendo pela última vez em 2016, com o Atlético Nacional, campeão do torneio na ocasião.

Voltando um pouco no tempo, em 2017, os clubes participantes (Millonarios, Junior Barranquilla, Atlético Nacional, Independiente Santa Fe e Independiente Medellín) ficaram pelo caminho tanto nas fases preliminares, quanto na de grupos. Já em 2018, a situação poderia ter sido um pouco diferente quando o Atlético Nacional avançou às oitavas. Entretanto, os Verdolagas não conseguiram repetir a campanha vitoriosa, e acabaram caindo para o Atlético Tucumán-ARG.

E a situação foi dificultando. De 2019 a 2021, nenhum clube acabou avançando em suas respectivas chaves, fazendo com que o futebol colombiano ficasse de fora dos mata-matas.

error: Futebol Latino 2023