Futebol brasileiro: quase dois anos depois, jogadores tiram férias

o-que-esperar-dos-times-brasileiros-eliminados-nas-competicoes-continentais
Foto: Divulgação

*Por Agência Conversion

A pandemia de COVID-19 afetou diversas áreas da sociedade, inclusive o esporte – mais especificamente, o futebol. Com o final de 2021 batendo na porta, finalmente os atletas puderam tirar as merecidas férias para descansar após diversos jogos. Muitas equipes participaram de mais de 90 partidas para darem conta do recado, o que, sem dúvidas, deixou muitos atletas em exaustão. O ano de pandemia foi muito duro, não só no número de partidas, mas também no número de casos de COVID – há equipes em que todos os jogadores foram infectados, o que prejudicou o rendimento e a saúde de diversos atletas.

Leia mais: Portal revela motivo que segurou Jean Fernandes no Cerro Porteño
Nome que passou pelo Grêmio, Montoya retorna ao Rosario Central

Após as férias, os jogadores, treinadores e técnicos dos times estarão se preparando, muito em breve, para a pré-temporada, período em que toda a equipe consegue respirar e preparar novas estratégias e táticas de competição para os campeonatos que virão em 2022.

No Brasil, o período de pré-temporada ainda é tratado com certo desdém, pois aqui é visto apenas como um período para o atleta voltar ao peso ideal ou mesmo apenas um período para se recondicionar fisicamente. Na realidade, porém, a pré-temporada deveria ir muito além disso: é um momento de introspecção do grupo, quando todos se preparam ao máximo para entregar entrosamento de equipe e partidas melhores e é geralmente quando a equipe técnica consegue tomar decisões importantes para os times como escalações para o time e novas táticas de combate. Tudo isso em menos de um mês, o que acaba estressando um tanto o time.

Na Europa, o período de pré-temporada dura cerca de três meses – visando o tempo de preparação para a temporada. Além disso, no continente europeu, há um menor número de jogos, pois não existem competições estaduais. Tanto a parte técnica quanto a parte física são aguçadas durante o período de pré-temporada, pois os atletas têm um tempo considerável para se prepararem, além de também poderem se dedicar mais à parte técnica da equipe.

O tempo maior para o pré-treinamento na Europa também tem a ver com o respeito ao descanso dos atletas. Visto que muitos gostam de viajar com a família, ou mesmo jogar Xbox one com os amigos, curtir festas, etc., o tempo maior de preparação auxilia na preparação física e psicológica dos atletas, que têm de voltar a focar nos jogos.

No Brasil, o calendário não dá indícios de que será alterado – pelo menos, não a curto prazo. A expectativa, porém, é de que os atletas brasileiros consigam descansar durante o período de férias para poderem se preparar para o ano de 2022, que, além dos campeonatos habituais, também virá com uma Copa do Mundo.

error: Futebol Latino 2023