A última confederação ligada a Conmebol finalmente estabeleceu sua data para retomada das atividades. Depois de quase duas horas de discussões e votação onde a maioria por votação foi determinante, o Conselho da Divisão Profissional estabeleceu em reunião o próximo sábado (28) como o ponto de retomada no futebol boliviano em meio a disputa do Apertura 2020.
Leia mais: Ex-jogador mostra arrependimento por não ouvir conselho no Barcelona
Amistoso no futebol argentino tem dupla expulsão após golpe de MMA
Com isso, a pausa forçada da elite do futebol na Bolívia por conta da pandemia além de problemas envolvendo a alta cúpula da Federação Boliviana de Futebol (FBF), hoje presidida por Fernando Costa, chegará a oito meses e 13 dias com a previsão de prosseguir e encerrar o torneio ainda em 2020.
Algo que, na votação dos 14 clubes representados, não teve o apoio de Aurora, Bolívar e Jorge Wilstermann. Apoiaram a solução apresentada clubes como Always Ready, Blooming, Guabirá, Nacional Potosí, Oriente Petrolero, Palmaflor, Real Potosí, Real Santa Cruz, Royal Pari, San José e The Strongest.
A principal alegação feita pelas equipes que gostariam de um calendário estendido até janeiro é o alto número de confrontos em um reduzido espaço de tempo onde, no espaço de 33 dias, terão de ser disputados 98 jogos.
Agora, a reunião que segue em curso na cidade de La Paz definirá os aspectos técnicos como, por exemplo, a possibilidade de mudança de regulamento onde o aumento do número de inscritos seria uma das medidas preventivas para evitar adiamentos em possíveis surtos de Covid-19 nos clubes bolivianos.