*Alex Dias de Souza
Após se reunirem na última terça-feira, a Futbolistas Argentinos Agremiados (FAA) e a Associação de Futebol Argentino (AFA) entraram em acordo sobre o pagamento de parte dos salários atrasados. Com isso, chega ao fim a greve dos jogadores e a bola finalmente vai voltar a rolar na Argentina.
Leia mais: Em reunião, dirigentes definem o futuro do futebol na Argentina
Impasse com Macri continua e Campeonato Argentino segue ameaçado
A última reunião aconteceu nesta quarta-feira e decretou o acordo entre as partes. Assim, o Campeonato Argentino que ficou paralisado, já retornará nesta quinta com Vélez Sarsfield x Estudiantes.
Para o acordo ser realizado, a federação local prometeu repassar aos jogadores parte da verba de 362 milhões de pesos correspondentes a rescisão do contrato do programa do governo Fútbol Para Todos, além dos valores da licitação dos direitos de transmissão do campeonato.
Mesmo assim, segundo o Toda Pasión, os salários de janeiro e fevereiro ainda estão pendentes, e deverão ser quitados em abril ou maio.
Entenda o caso
O fim do FPT (Fútbol Para Todos), programa criado pelo Governo argentino da gestão Kirchner, que transmitia jogos do campeonato local, acabou oficialmente no início deste ano de 2017. Entretanto, a rescisão do contrato gerou muitos problemas e aterrorizou as equipes da Argentina. Tudo isso causou um caos financeiro, impossibilitou o planejamento dos clubes e fez o Campeonato Argentino ser adiado devido a greve dos jogadores.