Com início previsto para o próximo final de semana, o campeonato argentino tem grande prestígio dentro do continente, sempre demonstrando um grande equilíbrio entre as mais diversas forças e, consequentemente, montando elencos de alto valor mercadológico.
Leia mais: Dupla de Assunção domina a lista de convocados nacionais do Paraguai
ANFP inaugura nova fachada em homenagem aos títulos na Copa América
Segundo as informações do site alemão Transfermarkt, a somatória dos 10 elencos atuais mais caros dentre os clubes hermanos chegam a bagatela de 387,8 milhões de euros (mais de R$ 1,4 bilhão).
Além desse valor astronômico relacionado ao torneio que, assim como aconteceu no ano passado, terá 30 clubes divididos em duas chaves duelando dentro e fora da chave, a diferença entre o primeiro colocado da lista, o Boca Juniors, e o 10° Newell’s Old Boys chama a atenção, totalizando mais de 49 milhões de euros.
Outro fator que também é destaque nos dados expostos pelo portal europeu é a baixa média de idade justamente do ponteiro dessa lista, que tem apenas a contabilização de idade em 24,5 anos. A segunda menor fica por conta do 7° colocado na lista dos mais valiosos, o Estudiantes, que tem média de 25 anos de idade.
Apesar de não estar no Top 3 dos clubes com o plantel mais caro, quem conta com o jogador de maior valor em toda a competição é o Rosario Central com o meia Giovani Lo Celso. Apesar do jogador recentemente ter sido negociado com o Paris Saint-Germain (França) pelo valor de 15 milhões de euros (R$ 54,6 milhões), ele segue no clube rosarino por empréstimo no restante de 2016.
Veja a lista dos clubes mais valiosos da Argentina:
1° – Boca Juniors – 70 milhões de euros
2° – River Plate – 58,3 milhões de euros
3° – San Lorenzo – 38,2 milhões de euros
4° – Independiente – 37,7 milhões de euros
5° – Rosario Central – 37,2 milhões de euros
6° – Racing – 37 milhões de euros
7° – Estudiantes – 30,4 milhões de euros
8° – Lanús – 29,1 milhões de euros
9° – Vélez Sarsfield – 27,8 milhões de euros
10° – Newell’s Old Boys – 21,8 milhões de euros