Formato da Copa do Mundo de 2026 é decidido pela Fifa

taca-da-copa-do-mundo-e-exibida-no-museu-do-futebol-Futebol-Latino-24-02
Foto: Alberto Barbosa

Nesta terça-feira (14), o Conselho da Fifa chegou a um consenso para a formatação do modelo de disputa da Copa do Mundo de 2026. O torneio em questão terá seu número de participantes aumentado de 32 para 48 seleções.

Leia mais: Bruno Henrique vibra com classificação na Arábia Saudita
Na reestreia de Gareca, Vélez Sarsfield não vence pelo Argentino

A decisão tomada em reunião na cidade de Kigali, em Ruanda, foi pela divisão em 12 grupos com quatro integrantes. Além do líder e do vice-líder das chaves, os oito melhores terceiros colocados também avançarão a fase de 16-avos de final, agregando uma eliminatória ao modelo de disputa anterior.

Inicialmente, o planejamento da Fifa era de dividir as seleções em 16 grupos de três equipes. Porém, as chances de classificação com dois empates e a necessidade de um time não jogar na última rodada trouxeram preocupações em relação a jogos mais defensivos ou mesmo aumentar a chance resultados convenientes para os oponentes da rodada derradeira.

Desta forma, o próximo passo da entidade que rege o futebol no planeta fica por conta de distribuir os confrontos nos três países-sede da próxima Copa do Mundo: Canadá, Estados Unidos e México. O que se sabe, até o momento, é que os norte-americanos devem receber cerca de 80% dos compromissos, sendo os demais 20% igualmente divididos entre canadenses e mexicanos.

Dicas de Apostas Esportivas & Palpites do Brasil e do mundo é no Aposta 10!

error: Futebol Latino 2023