*Por Danilo Di Grado
Já de olho no duelo contra o Millonarios, da Colômbia, primeiro adversário na fase de Pré-Libertadores, o Fluminense mira um retrospecto favorável na competição com relação a clubes brasileiros.
Leia Mais: Lateral do Corinthians faz história e é eleita Rainha da América
Jogador do River desbanca Gabigol e é eleito Rei da América 2021
Apenas em 2011, um time colombiano acabou eliminando um brasileiro nos confrontos preliminares. Na ocasião, o Tolima levou a melhor sobre o Corinthians, empatando o primeiro jogo sem gols, porém derrotando o Timão na volta pelo placar de 2 a 0.
Em 2012, a história foi diferente. Na época, o Internacional ’empatou o duelo’ eliminando o Once Caldas. Alguns anos depois, em 2015, o clube da capital paulista voltou a disputar a mesma fase da competição. Porém, desta vez, se deu melhor diante do mesmo Once Caldas.
Em 2017, quando passou a ter três fases preliminares antes dos confrontos nos grupos, o Athletico-PR teve pela frente o Millonarios pela segunda fase. Com muito equilíbrio tanto na ida, quanto na volta, o Furacão derrotou o time de Bogotá nos pênaltis avançando no torneio.
Para fechar, em 2020, o Inter teve que passar pela Pré mais uma vez. Acumulando uma classificação em sua história, desta vez, pela terceira fase, o rival foi o Deportes Tolima que, apesar de segurar em empate na ida sem gols, foi derrotado por 1 a 0 na volta colocando o time gaúcho na fase de grupos.
Caso o Tricolor avance, o adversário na terceira fase poderá ser novamente uma equipe colombiana: o Atlético Nacional. Entretanto, para que o duelo aconteça, os Verdolagas também terão que passar pela segunda fase. Porém, aguardam a definição do rival que sairá do confronto válido pela primeira fase entre Universidad César Vallejo-PER e Olimpia.