*Alex Dias de Souza
O atual vice-campeão do primeiro turno do campeonato carioca, o Flamengo superou a derrota diante do Fluminense e estreou na Copa Libertadores com uma vitória de 4 a 0 contra o San Lorenzo, nesta quarta-feira, no estádio do Maracanã em uma partida válida.
Leia mais: Mesmo com um a menos, Palmeiras sai de Tucumán com empate na bagagem
Godoy Cruz e Atlético-MG não saem de empate com poucos gols na Argentina
O jogo foi válido pelo Grupo 4, que conta também com Atlético-PR e Universidad Católica, que empataram ontem por 2 a 2.
Com o resultado, o time rubro negro carioca assume a liderança isolada na primeira rodada. Na próxima rodada que acontecerá já na próxima semana, o time carioca encara o Universidad Católica do Chile fora de casa, enquanto o San Lorenzo visita o Atlético-PR na Arena da Baixada.
O jogo
No início da partida, mesmo com o gramado em condições ruim, o Flamengo evitou as bolas longas e trocou passes pé em pé, em busca de espaço. Mesmo sem jogar bem, o time carioca conseguiu dominar o San Lorenzo, que já completava quase três meses sem fazer uma partida oficial, devido à greve dos futebolistas na Argentina.
Foi somente aos 13 minutos que o torcedor viu a primeira chance clara da partida. Aos 13 minutos, Everton recebeu um passe açucarado na cara do gol de Willian Arão, escolheu o canto esquerdo e mandou a bola bate na trave. No rebote, a zaga do San Lorenzo mandou para escanteio.
A resposta do time argentino veio logo depois após uma cobrança ensaiada de escanteio. No lance, Mancuello não acompanhou Montoya que cabeceou e mandou muito perto da trave esquerda de Muralha.
Com poucas chances de gol para os dois lados na primeira etapa, o jogo ficou mais disputado. O San Lorenzo adiantou a marcação e obrigou o Flamengo a fazer lançamentos, principalmente com Rafael Vaz. Com isso o time rubro negro já não valorizava muito a posse de bola como nos minutos iniciais e foi para o intervalo com o placar zerado.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Flamengo mudou sua postura na partida e fez valer o mando de campo. Logo aos 3 minutos, Diego cobrou uma falta com maestria e mandou no canto inferior esquerdo do goleiro Torrico para fazer um golaço.
O time argentino sentiu muito a falta de ritmo na segunda etapa, em condições físicas e técnicas melhores, o Flamengo se aproveitou da situação e voltou a tocar a bola com calma.
Aos 15, o time carioca foi recompensado com o segundo gol. No lance, Diego tabelou com Berrío e ajeitou a bola para o peruano Trauco, que encheu o pé da entrada da área e acertou a gaveta esquerda de Torrico para fazer outro belo gol no Maracanã.
Além do cansaço físico, o San Lorenzo sentiu os dois gols e tentava algumas jogadas que não levaram perigo ao time carioca.
Arrasador, o Flamengo chegou ao terceiro gol. Após cobrança de escanteio de Diego, Rômulo tocou de cabeça para fazer 3 a 0.
Com três gols de vantagem, o Flamengo administrou o jogo e marcou no seu campo de defesa. Porém, o time argentino mostrou sua vulnerabilidade e deu espaço para o time brasileiro, que aproveitava os espaços com boas jogadas. Em uma delas, Gabriel fez o que quis e acabou derrubado dentro da área. Aos 39 minutos Paolo Guerrero chutou forte e rasteiro no canto esquerdo, mas Torrico acertou o canto e defendeu a cobrança de pênalti.
aos 42 minutos outro belo gol. Gabriel recebeu pelo lado esquedo e na entrada da área puxou para a perna direita e bateu colocado no ângulo de Torrico que tocou na bola sem poder evitar o golaço.
Com o apito final, o Flamengo assumiu a liderança isolada do grupo e viu a torcida festejar a bela vitória com um Maracanã lotado.