No jogo que esteve constantemente ameaçado de não acontecer, o Flamengo saiu de campo na estreia pela Libertadores 2022 com uma atuação tímida, mas suficiente para bater o Sporting Cristal por 2 a 0, no Estádio Nacional.
Com isso, o time do Rio de Janeiro terá como próximo desafio na temporada o Atlético-GO, em estreia pelo Brasileirão, no sábado (9), o Cristal disputa a nona rodada do Apertura na Liga 1, visitando o César Vallejo, já na próxima sexta-feira (8).
Leia mais: Com gol no fim, Colón estreia com vitória sobre o Peñarol pela Libertadores
Ceará vira contra o Independiente e estreia com vitória na Sul-Americana
Primeiro tempo
Em quase metade da etapa inicial, o contexto do compromisso teve como premissa os dois times aproximando bastante a marcação de quem tinha a bola, algo que dificultava a transição ofensiva dos dois lados e também fazia com que a posse de bola fosse constantemente mudando de lado.
Mesmo sem grande volume de jogo (apenas dois chutes, um de cada lado), o Fla conseguiu a abertura de marcador com Matheuzinho fazendo o cruzamento rasteiro e Bruno Henrique, batendo de perna esquerda, conseguindo superar o arqueiro Alejandro Duarte aos 21.
O tento fez com que a equipe carioca tivesse um controle mais claro no aspecto territorial apesar de, em caráter efetivo, as chances reais de ampliar a vantagem conseguida não terem aparecido.
Por sua vez, ainda mais nervoso com a desvantagem e sentindo o peso de ter de se expôr mais, o Cristal não conseguia concatenar as suas peças ofensivas, deixando o arqueiro Hugo Souza quase que como um espectador do duelo não fosse a finalização mais aguda de Irven Ávila onde o camisa 45 afastou com o pé esquerdo para escanteio.
Segundo tempo
Diferente do que aconteceu na reta final do primeiro tempo, a partida foi retomada com os Cerveceros tentando ser mais presentes no ataque e forçar a equipe flamenguista a se fechar com uma marcação mais agressiva. Algo que, no caráter prático, mostrava as dificuldades da equipe capitalina em armar jogadas mais insinuantes.
Mesmo assim, a grande jogada do tempo complementar e que mais parecia ter passado perto de mexer novamente no placar do Estádio Nacional veio do Sporting Cristal. Depois de jogada que avançou pela direita e caiu nos pés de Liza, o avante rolou pro meio da grande área onde a batida forte de Irven Ávila obrigou Hugo Souza a fazer uma defesa incrível.
Quando o embate parecia se encaminhar para seu final tendo placar mais apertado, com 42 minutos Matheuzinho recebeu boa bola de Lázaro na ponta direita, ficou cara a cara com Duarte e bateu cruzado, vendo a bola bater na trave esquerda antes de entrar.