Passa longe de ser um exagero pontuar que o placar de 1 a 0 feito pela Universidad Católica contra o Argentinos Juniors na última quarta-feira (12) pela Libertadores foi, efetivamente, um resultado histórico para a equipe chilena.
Leia mais: Atuação de goleiro do Rentistas repercute na mídia do Uruguai
Ex-River Plate faz revelação forte sobre período no clube
Além de elevar o time de Santiago aos seis pontos ganhos no Grupo F, jogando o Atlético Nacional para a terceira posição com cinco, a UC voltou a vencer como visitante no principal torneio continental, algo que não acontecia desde 26 de abril de 2011.
Naquela edição de Libertadores onde o Santos de Neymar, Ganso e cia. levantou a taça, a Católica visitou o Grêmio no antigo Olímpico pela ida das oitavas de final e ganhou por 2 a 1 com dois gols de Lucas Pratto, hoje no futebol europeu. Na oportunidade, o hoje aposentado meia Douglas fez o tento gremista.
De lá até aqui, os Cruzados buscaram os três pontos longe de seus domínios no torneio em 14 oportunidades e o aproveitamento foi bastante negativo: 10 derrotas e quatro empates com o saldo de gols tendo somente oito marcados e 31 sofridos.
Agora, os comandados do técnico Gustavo Poyet dependem apenas dos próprios esforços para seguir rumo as oitavas de final tendo como desafios derradeiros na primeira fase o Nacional (em Montevidéu) e o Atlético Nacional no San Carlos de Apoquindo.