*Lauren Berger – Colaboradora do Futebol Latino
Atualmente, Lionel Messi é um dos principais nomes no futebol mundial. Há pouco tempo, muito se falava sobre qual seria o futuro do jogador, que se mostrava insatisfeito com o Barcelona. Contudo, o argentino teria recusado propostas de Paris Saint-Germain e Manchester City para renovar o vínculo com o clube espanhol. A dúvida, porém, é o porquê do Barça ainda não ter feito o anúncio.
Leia mais: Pibes heroicos! Base do Boca joga pelo profissional, empata e vai à loucura; veja vídeo
De volta aos gramados! Lisandro López reestreia pelo Racing
Conforme o Fair Play Financeiro da La Liga, cada clube tem um valor determinado para a temporada de acordo com a sua arrecadação. Assim, com a pandemia da Covid-19, o Barcelona teve uma baixa no teto. De 600 milhões de euros, o limite de investimento ficou em 347 milhões.
Dessa maneira, com o novo limite, não há espaço na folha de despesas para os salários de Messi e dos novos contratados dos Culés (Emerson Royal, Eric García, Sergio Agüero e Memphis Depay). Assim, mesmo com o astro argentino reduzindo seus vencimentos pela metade, o que chegaria em 36 milhões de euros por ano, não seria o suficiente para resolver o problema.
Assim, a única situação para o clube é vender o quanto antes jogadores que não vem rendendo o esperado. Por isso, o Barcelona tenta se desfazer desesperadamente de Philippe Coutinho, Antoine Griezmann, Ousmane Dembélé, Miralem Pjanic e Samuel Umtiti. Os espanhóis têm até 31 de agosto para colocar as contas em ordens, a fim de registrar Messi e seus demais reforços.