bonus de cadastro

Fifagate motiva a primeira condenação formal de um dirigente latino

fifagate-motiva-primeira-condenacao-formal-de-um-dirigente-latino-Futebol-Latino-26-10
Foto: Kena Betancur/AFP/Getty Images

O famigerado caso Fifagate, nome dado a investigação arquitetada pela justiça norte-americana a respeito de casos essencialmente pautados em lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo dirigentes de futebol, teve a primeira sentença divulgada nessa semana.

Leia mais: Animado Oeste e preocupado Brasil de Pelotas duelam em Barueri
“Nós temos condições de reverter o placar no Brasil”, afirma técnico do Barcelona

O ex-secretário-geral de futebol da Guatemala, Hector Trujillo, foi condenado a cumprir oito meses de prisão acusado justamente pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, segundo informou a juíza federal Pamela Chen que atua na região do Brooklyn, em Nova York.

Os crimes que foram assumidos pelo ex-cartola guatemalteco tinham como intuito usar os direitos de transmissões da seleção local nas Eliminatórias para os Mundiais da Rússia-2018 e Catar-2022 para lavar dinheiro de uma empresa proveniente da cidade de Miami que não teve seu nome divulgado.

Quando da sua prisão em 2015, Hector chegou a pagar uma milionária fiança de quatro milhões de dólares (quase R$ 13 milhões) para ser liberado. No entanto, com o avanço das investigações, ele admitiu duas de oito acusações que lhe foram imputadas em troca de redução da sua pena.

Desde que o trabalho de investigação batizado como Fifagate chegou ao conhecimento do público, há dois anos atrás, já são 42 pessoas acusadas entre dirigentes e empresários da área esportiva naquele que é considerado o maior escândalo de corrupção da história da modalidade.

error: Futebol Latino 2023